Skip to content Skip to footer

Mundo Cristão apoia a campanha “Outubro Rosa”

Mobilização que acontece em todo o mundo busca sensibilizar a população em relação ao câncer de mama

Durante o mês de outubro, pessoas e entidades em todo o mundo se mobilizam em prol do denominado “Outubro Rosa”, campanha internacional que tem como objetivo sensibilizar a sociedade em relação ao câncer de mama e à necessidade do diagnóstico precoce da doença. Tal patologia pode afetar homens e mulheres e é a que mais causa mortes por tumor entre o sexo feminino.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2018 eram esperados mais de 59 mil novos casos no Brasil. Diante dessa estatística preocupante, informar-se, consultar o médico com regularidade e ter o costume de fazer o autoexame são práticas que podem ajudar na detecção precoce, garantir um tratamento menos agressivo, evitar complicações e a morte. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticados e tratados logo no início.

Existem diversos fatores que estão relacionados ao câncer de mama, sobretudo a idade e o sexo, já que mulheres após os 50 anos têm mais propensão de desenvolver a doença. (Para conhecer a lista dos fatores de risco, clique aqui). Ponto importante a ser destacado é que a enfermidade pode ser diagnosticada antes mesmo de a pessoa sentir qualquer sintoma. Por isso, aconselha-se a realização de exames de rotina.

Os sintomas¹ mais comuns são:

  • Caroço (nódulo), geralmente indolor;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída de líquido anormal das mamas.

É fundamental que cada pessoa esteja atenta a esses sintomas e que procure ajuda médica especializada com urgência, caso os apresente.

Evitar o consumo de bebida alcoólica, praticar atividade física, manter o peso corporal e amamentar, no caso das mulheres, são práticas aconselháveis que colaboram na redução do risco de desenvolver a doença.

Todos contra o câncer de mama!

A Mundo Cristão apoia a campanha “Outubro Rosa” e convida seus leitores a divulgar essa causa. A informação passada adiante pode salvar muitas vidas!

Recomendamos a leitura da cartilha “Câncer de mama: é preciso falar disso”, elaborada pelo INCA/Ministério da Saúde. Nela, há informações detalhadas sobre o assunto.

¹ Referência: “Câncer de mama: é preciso falar disso”/Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva – Rio de Janeiro: Inca, 2014. Pág. 11.

Leia também:

O caminho que leva à intimidade

Fraternidade, passe adiante!

Prevenção do suicídio: você pode ajudar!

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!