Skip to content Skip to footer

“Vivendo no tempo da praga”, uma reflexão escrita por Philip Yancey

“Os seguidores de Jesus são agentes de conforto e ajuda designados por Deus, o literal ‘Corpo de Cristo’”

Por Philip Yancey

A culpa é minha. Como escrevi livros com títulos como Onde está Deus quando chega a dor?Decepcionado com Deus A pergunta que não quer calar,  meu telefone começa a tocar quando há um tiroteio em massa, um tsunami… ou um vírus nocivo que se espalha por todo o mundo . Nesta semana, fiz um pouco mais do que comentar sobre um programa de rádio ou podcast, pois um pequeno vírus do outro lado do mundo trouxe a civilização moderna de joelhos.    

Passei grande parte da minha carreira de escritor circulando em torno do problema da dor e do sofrimento e, para algumas perguntas, sei que não devo tentar uma resposta. Por que um tornado arrasa uma cidade em Oklahoma ou Alabama e passa rapidamente por uma região próxima? Por que a Itália e a China sofrem tão profundamente com o novo coronavírus quando outros países ficam ilesos? Em primeiro lugar, por que um Deus onipotente permite que esse sofrimento exista?   

Estudei todas as passagens bíblicas relacionadas ao sofrimento e concluí que recebemos pouca orientação da Bíblia sobre os porquês

Os amigos de Jó, que pensavam que tinham a resposta, foram inteligentemente repreendidos por Deus. Por sua parte, Deus conseguiu escapar da pergunta em seu discurso mais longo registrado no final do Livro de Jó. Séculos depois, quando os fariseus ou os discípulos de Jesus propuseram respostas puras culpando as vítimas por sua situação, Jesus as refutou; no entanto, ele também não deu uma resposta real aos porquês .       

Duas coisas, no entanto, acredito com quase certeza. Primeiro, vivemos em um planeta destruído que desagrada a Deus tanto quanto nos desagrada. Jesus nos pediu para orar para que a vontade de Deus seja feita “assim na terra como no céu” e, claramente, essa oração ainda não foi respondida no planeta Terra. Filósofos e teólogos apresentaram várias teorias explicando o que aconteceu aqui: uma invasão pelas forças do mal, talvez; uma queda introduzida por humanos desobedientes; um processo evolutivo que não atingiu a conclusão. Nada disso satisfaz totalmente, principalmente se o seu filho tiver leucemia ou se o seu pai ou sua mãe tiverem contraído o COVID-19.   

“Vivemos em um planeta destruído que desagrada a Deus tanto quanto nos desagrada.”

Minha segunda crença segue da primeira: Deus está do lado do sofredor. Quase instintivamente, reagimos ao sofrimento pensando que devemos ter feito algo errado pelo qual Deus está nos punindo. Há uma correção fácil para essa resposta inata: basta seguir Jesus através dos evangelhos e assistir sua resposta a uma viúva que perdeu seu único filho, ou mesmo a um soldado romano cujo servo ficou doente. Ele nunca culpa a vítima ou filosofa sobre a causa. Sempre, sem exceção, ele responde com compaixão, conforto e cura. Os cristãos acreditam que Jesus é, como Colossenses nos diz, “a imagem do Deus invisível” (1.15, NVT). Se você quer saber como Deus se sente em relação às pessoas que sofrem, olhe para Jesus. Deus está do lado delas.       

Jesus conheceu o sofrimento de perto, como uma vítima voluntária do quebrantamento do nosso planeta. E quando ele ascendeu, enviou seus seguidores ao mundo “como o Pai me enviou”, para serem agentes de conforto e cura de Deus. Em uma frase adorável, o apóstolo Paulo se refere ao Deus de todo encorajamento , que “nos encoraja em todas as nossas aflições, para que, com o encorajamento que recebemos de Deus, possamos encorajar outros quando eles passarem por aflições” (2Co 1.4, NVT). Essa é a nossa missão declarada em um mundo cheio de dor e sofrimento.    

Assim, uma resposta para a pergunta “Onde está Deus quando chega a dor?” é outra pergunta: onde está a Igreja quando dói? Os seguidores de Jesus são agentes de conforto e ajuda designados por Deus, o literal “Corpo de Cristo”, como Paulo colocou. 

Olhando para a história, algumas vezes os seguidores de Jesus cumpriram essa missão, outras vezes não. 

Quando as grandes pragas bubônicas varreram a Europa, matando um terço da população do continente, profetas apareceram nas ruas proclamando o julgamento de Deus. (Como se viu, o que a Europa realmente precisava era de suprimento de veneno para ratos.) Em nosso tempo, quando um tsunami atingiu a costa leste do Japão, matando 20.000, alguns líderes evangélicos culparam o Japão por adorar o deus do sol. Mesmo agora, cristãos proeminentes propõem teorias da conspiração envolvendo a Coréia do Norte ou a China para esta última crise. Numa época em que praticamente todo o mundo está em risco, eles semeiam a divisão em vez da unidade, o medo em vez do conforto.     

Por outro lado, como jornalista, viajei para cerca de 87 países, e na maioria deles você pode seguir a trilha de missionários cristãos nos hospitais, clínicas e orfanatos que eles mesmos fundaram. Escrevi livros como Fearfully and Wonderfully com o estimado especialista em hanseníase Dr. Paul Brand. Praticamente todo avanço no entendimento e tratamento dessa doença veio dos missionários cristãos — não porque eles eram os melhores médicos e cientistas, mas porque eram os únicos dispostos a tratar essa doença incompreendida e temida. Seguindo o exemplo de Jesus, eles se arriscaram a se aproximar dos afetados pela hanseníase.     

O sociólogo Rodney Stark escreveu (em O Crescimento do cristianismo) que um dos motivos pelos quais a igreja superou a hostilidade e cresceu tão rapidamente no império romano remonta a como os cristãos reagiram às pandemias da época, que provavelmente incluíam peste bubônica e varíola. Quando a infecção se espalhou, os romanos fugiram de suas cidades e vilas. Os cristãos ficaram para cuidar e alimentar não apenas seus parentes, mas também seus vizinhos pagãos. Seu conforto oferecido atraiu outros para o Deus de todo encorajamento. 

Fonte: Living in plague times. << https://philipyancey.com/living-in-plague-times>>. Acesso em 02/04/20. Traduzido e publicado no blogue da MC com autorização.

Leia também:

Onde foi parar a boa-nova do cristianismo?

Onde está Deus no sofrimento?

COVID-19 e o papel da Mundo Cristão

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!