Skip to content Skip to footer

Um livro para quem tem propósito de vida a dois

Contamos para você os insights sobre romance, intimidade e satisfação na vida a dois que estão em Casamento do reino, livro escrito por Tony Evans. Confira!

Você é noivo ou noiva e deseja obter conselhos para evitar “mancadas” após ter dito sim no altar? Já é casado ou casada e busca direcionamento para manter o romance sempre vivo? Faz muitos anos desde o dia em que colocou a aliança dourada e percebe que é preciso renovar os votos, rever atitudes e reacender o amor que um dia os levou a formar uma família? Pois bem, seja você noivo (a), recém-casado (a) ou alguém com muitos anos de vida conjugal, certamente será edificado (a) com a leitura de Casamento do reino: O propósito de Deus para a vida a dois, obra escrita por Tony Evans, uma autoridade em assuntos relacionados à edificação de homens e mulheres.

Tony é doutor em Teologia e pastor sênior da Oak Cliff Bible Fellowship (EUA), e é autor ou coautor de livros como Homem do reino e Mulher do reino, também lançados no Brasil pela Mundo Cristão. Em Casamento do reino, Tony Evans mostra como uma relação conjugal pode transformar-se num sinal da graça e da glória do Senhor, e compartilha insights sobre comportamento, sexo, finanças, cuidado pessoal, trabalho e fé, fazendo do livro um recurso valioso para os casais que desejam evitar conflitos, reajustar o rumo, reavivar a esperança, restaurar o entendimento e estabelecer verdadeira conexão.

Preparamos uma resenha do livro para você, para conferi-la, clique aqui.

Romance, intimidade sexual e satisfação no casamento

Dentre os diversos temas de Casamento do reino, Tony Evans dedica um capítulo inteiro para abordar a questão do romance, da intimidade sexual e da satisfação do casal. Um dos destaques do capítulo “Romance” é justamente a compreensão de que ele, o romance, viabiliza a intimidade sexual, não o contrário. Conforme afirma o autor, o sexo não cria amor; ele foi planejado para ser o ápice do amor.

Tony comenta que após quatro décadas aconselhando centenas e centenas de casais em crise, já ouviu com muita frequência que é possível fazer sexo sem estar apaixonado. “Se esse aspecto [o sexo] fosse o único necessário para a criação de um vínculo íntimo entre duas pessoas, então os profissionais do sexo deveriam ter os relacionamentos mais íntimos do mundo nos âmbitos emocional, físico e espiritual”.

Com esse pano de fundo, o autor oferece conselhos específicos para os homens e para as mulheres, munindo-os com informações científicas e bíblicas para que mantenham vivo o romance e beneficiem o casamento como um todo, incluindo a intimidade sexual, é claro! Segundo Tony, quando acaba o romance no relacionamento, a paixão pelo sexo também costuma diminuir. Por isso, os casais com dificuldades precisam se concentrar em reacender tanto a conexão quanto o romance — seja por meio de palavras gentis, atos, escuta ativa, seja pelos beijos íntimos e toques sem natureza sexual — antes de buscar readquirir a química sexual que desfrutavam no passado.

“É raro ser verdade quando os casais me dizem que têm um problema sexual. Na maioria dos casos, trata-se, na verdade, de um problema de intimidade, uma barreira relacional. Por causa disso, não conseguem fazer dar certo a parte física do casamento”.

Tony Evans em “Casamento do reino

A diferença entre Yada e Porneuō ou Shakab

Um dos pontos mais altos do capítulo dedicado ao romance no casamento sem dúvidas está na curiosa explanação dos vocábulos yada, porneuō e shakab,  termos bíblicos que se referem à intimidade — aqui, mais especificamente, à intimidade sexual.

Yada

Yada é um termo hebraico. Em mais de mil ocorrências da palavra o Antigo Testamento, ela tem os seguintes significados: “Fazer conhecer”; “revelar-se”; “tornar conhecido”, “ser revelado”; fazer-se conhecido”; “conhecer”. De acordo com Tony Evans, “quando o termo yada é usado com conexão relacional, seja essa conexão entre humanos ou entre um ser humano e Deus, ele revela a profundidade de mergulhar na realidade da outra pessoa, a fim de conhecer profundamente e ser profundamente conhecido. Esse termo é tão íntimo quando usado em sua “primeira menção” para introduzir a relação sexual nas Escrituras”.

Yada, conforme elucida, envolve bem mais que um ato, inclui os elementos do vínculo romântico, desejo, cuidado e compromisso com o outro, que levam à profundidade do conhecimento dentro do relacionamento conjugal. “É esse tipo de intimidade que desperta sentimentos de satisfação, contentamento, felicidade e alegria mútua de forma contínua”. Asssim, yada revela o tipo de intimidade sexual projetada por Deus, a que traz alegria, completude e verdadeira satisfação, no âmbito do casamento.

Porneuō ou shakab

porneuō ou shakab são termos que se referem ao sexo corrompido, que foge do ideal revelado por Deus na Bíblia. De acordo com o autor, porneuō ou shakab removem a natureza sagrada do ato e a substituem pela superficialidade do comum. Ao praticá-lo, os indivíduos se afastam de um dos principais propósitos e intenções da sexualidade: o vínculo exclusivo (emocional, espiritual e químico), que permite conhecer e ser conhecido.

Porneuō ou shakab definem as relações extraconjugais, incestos, estupros e demais práticas sinalizadas como pecaminosas pela Bíblia, contextos que culminam em dor, perda, arrependimento e conflito. Nesse ponto do capítulo, Tony aborda os impactos negativos — físicos, emocionais e espirituais — de experiências românticas ou físicas fora dos limites do matrimônio.

“Quando um relacionamento ilícito cessa, acontecem reações fisiológicas no cérebro, bem semelhantes ao que ocorre quando se para de usar drogas, consumir álcool ou outras substâncias viciantes. Toda vez que alguém coloca fim em um comportamento viciante sem o abordar espiritualmente por meio dos passos de reconhecimento, arrependimento, perdão, cura, capacitação e liberdade, a pessoa tem maior chance de voltar para o mesmo comportamento ou outro semelhante em uma ocasião posterior”, esclarece.

Dicas práticas para o dia a dia

Ao compartilhar essas e outras informações relevantes, Tony acrescenta ao capítulo dicas práticas para o dia a dia, para que marido e mulher se sintam satisfeitos — sim… sim… sexualmente e emocionalmente! — e desfrutem da bênção que é estar casados!

“Vocês dois são um presente um para o outro todos os dias. Celebrem esse presente. Aquilo que vocês compartilham juntos é precioso e jamais pode ser dividido, em nenhuma área, com nenhuma outra pessoa.”

Tem mais? Tem!

Neste artigo, compartilhamos alguns insights de um dos treze capítulos que compõem o livro Casamento do reino. O livro está repleto de orientações sobre diferentes aspectos da vida conjugal, abrangendo temas como comportamento, emoções, finanças e espiritualidade. Um livro de cabeceira para ler, reler, conversar e curtir com a pessoa amada.

Quer comprar o seu exemplar? Clique aqui!

Você também vai gostar deste artigo:

Como criar boas memórias com os filhos e o cônjuge

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!