Skip to content Skip to footer

Encontro reuniu comunicadores cristãos para “trocar experiências e crescer junto” dentro e fora das igrejas

Comunicadores cristãos se reúnem para o Impulso, evento que trouxe o debate e a reflexão sobre a atuação da comunicação como vocação no ministério e no mercado de trabalho.

A comunicação pensada como ferramenta do reino de Deus, seja como um ministério das igrejas, seja no mercado de trabalho.

Essa foi a proposta do Impulso, o primeiro encontro de comunicadores cristãos realizado no dia 15 de setembro pela equipe do site e podcast irmaos.comem parceria com a Sepal, o Vocare e a Igreja Batista Água Viva de Vinhedo (ibaviva), interior de São Paulo.

O evento,

que reuniu mais de uma centena de inscritos em Vinhedo, foi planejado como um encontro de reflexão a respeito da importância da comunicação e como, em diferentes experiências, essa área tem servido como ponte para o evangelho.

As palestras se sucederam durante toda a manhã e tarde, em sua maioria no formato de TEDs (discursos curtos com a intenção de propagar ideias), levantando temas como a qualidade e coerência dos conteúdos produzidos e compartilhados, o papel do comunicador dentro da igreja e a comunicação como ferramenta fundamental no anúncio do evangelho.

Para o diretor do núcleo de Eruditos da TV Cultura Osmar Guerra, um dos palestrantes do dia, o Impulso chega em um momento chave, quando a comunicação está começando a ser repensada e está sendo mais valorizada dentro das igrejas:

“De uns dez anos pra cá,

temos visto um movimento mundial em direção ao primor com a comunicação: as igrejas pensando em identidade visual e comunicando por meio das mídias sociais, por exemplo”, ele diz. “E nós temos aqui um monte de gente, profissional e amador, tentando pensar qual a melhor forma de comunicar com propósito e com qualidade e, ao mesmo tempo, de um jeito menos mercadológico.”

Ao lado de Guerra, estavam nomes relevantes que atuam dentro e fora do meio cristão: o jornalista, escritor e documentarista Ricardo Alexandre, o diretor de marketing da Visão Mundial e fundador da Máquina do Bem Thiago Crucciti,

o líder de comunicação da Igreja Batista da Borda do Campo Renato Osis, a fundadora do projeto Conversão Digital e gerente de marketing digital na Hilton Renata Tibiriçá, o youtuber responsável pelo canal Teologueiros Douglas Araújo,

a produtora executiva da rádio Transmundial Paula Ferreira, o líder de comunicação da Igreja Batista de Água Branca Douglas Sciola, e o responsável por estratégias de comunicação da missão Atletas em Ação André Dickson.

O “pai” do Impulso é Paulinho Degaspari,

criador do site e podcast irmaos.com, missionário da Sepal e ele próprio um veterano das áreas de comunicação na igreja – atualmente é quem lidera a comunicação da Igreja Batista Água Viva.

“Eu sonhava em reunir outras pessoas que também estivessem aprendendo a fazer comunicação, para crescermos juntos e trocar experiências”, conta.

 “Eu sabia que outras igrejas estavam fazendo a mesma coisa, eu só precisava reunir essa galera para pensarmos juntos no que estamos fazendo como comunicação.”

Isabelle Reis D’Afonseca

estava entre os participantes e se inscreveu porque, além de atuar profissionalmente como designer e arquiteta, atualmente responde como voluntária pela comunicação da Igreja Batista do Brooklin, em São Paulo.

Isabelle diz que uma de suas maiores lutas tem sido contra a visão tradicional da comunicação como um mero apoio para outros ministérios: “Nós queremos mudar essa visão, mostrar para as pessoas que é possível usar as ferramentas da comunicação para fazer a igreja, como povo de Deus, crescer”, ela diz.

“E chegar aqui e ver que tem outras igrejas que também estão pensando nisso e que estão chegando lá, para mim, é encorajador.”

O primeiro Impulso deu espaço estratégico também a comunicadores que atuam fora das igrejas, ampliando a discussão e a tornando ainda mais rica.

Paula Ferreira,

convidada para falar sobre seu trabalho na rádio Transmundial, chamou a atenção para a oportunidade de discutir alternativas para cumprir o papel de transmitir o evangelho.

“Eu espero que a gente possa repensar o nosso conceito de comunicação e não só aplicá-lo nas igrejas, mas também olhar para fora e entender que podemos fazer a diferença na vida de pessoas que não conhecem a Cristo”, disse.

O evento também se propôs a oferecer espaço para convivência e network entre os profissionais e voluntários presentes, em oportunidades para parcerias e eventuais projetos futuros.

“Desde que fiquei sabendo do evento,

achei fantástico porque acho fundamental criarmos essa rede de contato, trocar ideia e compartilhar experiências”, afirmou Filipe Medeiros, recém-formado em jornalismo e um dos participantes do encontro.

Para Paulinho Degaspari, o idealizador, a missão foi bem cumprida e este foi só o primeiro passo para avivar este movimento.

“A expectativa é que isso cresça, queremos aproveitar esse ‘olho brilhando’ que eu vi nas pessoas aqui e amplificar esse trabalho para que ele chegue em outras pessoas que também são apaixonadas pela comunicação e pelo Reino de Deus”, diz.

A expectativa é que,

na medida em que surgirem mais pessoas interessadas no Impulso, a organização se movimente em direção aos próximos encontros: “Quem sabe um Impulso 2 ou até mesmo impulsos regionais, que podem ser uma boa opção para alcançar pessoas longe do nosso centro aqui em São Paulo”, disse Degaspari.

Como bons comunicadores, a equipe do Impulso tratou de registrar todos os momentos e promete compartilhar todo o conteúdo muito em breve para alcançar pessoas que não tiveram a oportunidade de participar desse primeiro evento.

Além disso, também foi gravado um podcast ao vivo que deve ir ao ar pelo podcast irmaos.com no dia 25 de setembro.

Ana Paula Machado

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!