Skip to content Skip to footer

Ricardo Alexandre lança série especial de podcasts sobre bolsonarismo, religião e sociedade

Clique aqui e acesse!

Em ocasião do lançamento do livro E a verdade os libertará: Reflexões sobre política, religião e bolsonarismo, Ricardo Alexandre, jornalista e autor da obra, gravou uma série de 25 podcasts sobre tópicos que não estão necessariamente nas 256 páginas de seu livro, mas que podem aprofundar o entendimento sobre o assunto. Clique aqui, leia nossa entrevista exclusiva com Ricardo Alexandre e saiba mais sobre o lançamento E a verdade os libertará.

A seguir, compartilhamos o resumo de cada podcast. Para acessá-los, basta clicar no título de cada programa. Se você deseja comprar um exemplar do lançamento, clique no hiperlink logo abaixo:

Quero comprar o meu exemplar de E a verdade os libertará

Importante: O conteúdo apresentado nos podcasts é de responsabilidade do autor e não reflete, obrigatoriamente, a opinião da editora. E a verdade os libertará vem de encontro à proposta da Mundo Cristão de disponibilizar obras que contextualizam a realidade do Brasil e do mundo, que ajudem o leitor a estabelecer diálogos entre diferentes grupos, tanto dentro quanto fora da igreja, a fim de colaborar para o bem comum.

#01: Antes de tudo

No primeiro episódio, Ricardo explica melhor o livro e faz alguns esclarecimentos importantes.

#02: Guerras santas

Transformar política em questão religiosa é uma saída fácil e eficiente. Em nenhum assunto estamos mais desarmados e abertos para o improvável do que nos temas relativos à fé. Os políticos sabem disso, seus departamentos de marketing sabem melhor ainda.

#03: A espada e a paz

No capítulo intitulado “A paz”, Ricardo Alexandre aborda o ensino de Jesus a respeito da pacificação, no Sermão do Monte. Ser pacificadores é característica que Cristo espera de cada seguidor. Entretanto, a polarização política brasileira tem levado muita gente a tentar conciliar a mensagem de Jesus com uma atitude de raiva, deboche, agressão verbal e conflito.

#04: O outro lado

Na construção do movimento bolsonarista, a guerra contra o jornalismo profissional é um dos ingredientes principais. Saiba mais sobre a questão.

#05: Polarização

“Polarização” é uma palavra que aparece muito no livro E a verdade os libertará, para descrever o esforço cultural que existe para empurrar os cidadãos para os extremos do espectro político. Essa radicalização é algo que a vida real herdou da Internet, mais especificamente da ação dos algoritmos na forma como nos comunicamos e pensamos.

#06: Capitalismo e comunismo

Apenas quatro países no mundo se consideram comunistas: China, Laos, Cuba e Vietnã. Entretanto, o medo de uma “ameaça comunista” continua fazendo parte do debate político brasileiro. Mas o que é comunismo? E como ele se opõe ao capitalismo? E o que eles têm a ver com o liberalismo? Aprofunde-se nesse assunto instigante.

#07: Trabalhadores

A Bíblia faz questão de manter estiradas diversas tensões que contrariam nossas intenções partidárias, nosso coração polarizado. Uma das mais interessantes, e mais úteis para nossa missão de construir uma visão política mais madura e mais alinhada ao coração de Jesus Cristo, é a que está na chamada “Parábola dos Trabalhadores da Vinha”.

#08: A religião liberal e a religião comunista

Nesta edição, Ricardo analisa dois sistemas políticos e econômicos que atravessaram o século 20 e, por alguns motivos, influenciaram o clima político do Brasil do século 21: o liberalismo e o comunismo. Durante o podcast, o leitor é convidado a refletir sobre as formas que esses sistemas se relacionam com a religião.

#09: Estratégia do medo

O medo, a incerteza e a dúvida são elementos poderosos usados para vender desde cursos de línguas a computadores. E também para vender a sensação de segurança que — segundo a propaganda — só pode estar nas mãos deste ou daquele candidato.

#10: Marxismo cultural

30 anos depois do fim da União Soviética, a “ameaça comunista” voltou a ser temida no Brasil. No décimo podcast da série, Ricardo trata de um assunto especialmente caro para os cristãos: o “marxismo cultural”.

#11: Cabos eleitorais

Voto de cajado, “revelações”, interesses políticos, tudo isso sempre existiu. Mas durante a campanha de 2018, as igrejas subiram no palanque com um nível de adesão, fervor e imprudência num volume muito diferente, e em situações muito diferentes.

#12: Orem pelas autoridades

A Bíblia ensina a respeitar as autoridades e orar por elas. Mas muitos líderes usam esses versículos para ensinar que o cristão precisa apoiar incondicionalmente os governantes e que, em vez de criticá-los no que fazem de errado, tem de, discretamente, orar por eles. Será que isso faz sentido à luz das Escrituras?

#13: Prosperidade

A “teologia da prosperidade” ensinou ao cristão brasileiro que é a partir do dinheiro que ele se relaciona com Deus, que é financeiramente que Deus recompensa o empenho, que pobreza é sinal de falta de fé ou fervor. Qual é o efeito desse ensino na hora de um evangélico avaliar as propostas econômicas de dois candidatos?

#14: Por nós

Jesus Cristo pretendia que as boas obras dos seus seguidores fossem “resplandecentes” e, como resultado disso, Deus fosse glorificado por toda a sociedade. Mas o que muitos líderes brasileiros pretendem hoje é que políticos trabalhem em favor dos evangélicos em Brasília.

#15: Pluralidade

Historicamente, o cristianismo só foi hegemônico sob força de um Estado opressor. Numa sociedade democrática e plural, a influência dos cristãos é exercida nas margens sociais, e não nos centros de poder. Será que a igreja brasileira está se preparando para o mundo do futuro ou do passado?

#16: Opinião

No século 21, vivemos sob um peso cultural que praticamente nos obriga a ter — e a manifestar — nossa opinião a respeito de todos os assuntos do mundo. Tem muita gente lucrando com isso.

#17: Opinião e política

No reino da opinião, todos sempre temos algo urgente a dizer ou a compartilhar. Foi graças à nossa obsessão por opinião que uma agência de consultoria política detonou uma discussão internacional que até hoje está longe de se resolver. Saiba mais.

#18: O cisco e a tronco

A Bíblia tem algo muito importante a nos dizer sobre a idolatria por opinião e sobre a cultura da “lacração” nas redes sociais.

#19: Redes sociais

Ninguém discute que as redes sociais tiveram um papel determinante na vitória de Jair Bolsonaro em 2018. Mas as estratégias usadas pela equipe do “presidente-influencer” ainda são alvo de muita controvérsia.

#20: Confissão

Conforme afirma Ricardo Alexandre, o candidato tinha opiniões fortes a respeito de tudo e costumava se definir como cristão. Mas não estava preparado para ouvir uma pergunta simples: “Você já orou pedindo perdão a Deus?”

#21: Batalha espiritual

A doutrina que transforma os dogmas religiosos em intolerância chama-se “batalha espiritual”; é essa intolerância que é usada pelos políticos como combustível na guerra religiosa com intenções eleitoreiras.

#22: O câncer do mundo

“A religião é o câncer do mundo” é um dos mantras do neoateísmo, junto com a afirmação “A religião envenena tudo”. O quanto dessas afirmações está embebida em preconceito e arrogância? Por outro lado, o quanto os cristãos estão empenhados em fazer a igreja ser respeitada como “uma cidade construída no alto de um monte”?

#23: Do outro lado do muro

Políticos interessados no voto dos evangélicos sempre mostrarão que apoiam “o lado de cá” — o muro levantado pela religião, seus rituais e seu vocabulário. Ironicamente, a Bíblia mostra que o seguidor de Jesus deve estar “do lado de lá”, servindo aos mais frágeis.

#24: O certo e o errado

Em torno de uma situação, se o foco está em questionar “Isto é de direita ou de esquerda?” ao invés de “Isto é certo ou errado?”, tal pessoa já chegou no ponto exato para o qual o sistema político tem conduzido os cidadãos nos últimos anos.

#25: Episódio final – Perguntas e respostas

O episódio final da série é o registro da live de lançamento do livro, que ocorreu no canal da Editora Mundo Cristão, no YouTube. Durante 90 minutos, Paulinho Degáspari, apresentador do podcast irmãos.com, entrevista Ricardo Alexandre e modera perguntas dos espectadores.

Para novidades, siga Ricardo Alexandre no Instagram @ricardoalexandremeiooficial, no Twitter (@causa_propria) e no Facebook.

Sobre o livro:

Em E a verdade os libertará, o jornalista Ricardo Alexandre investiga uma das figuras públicas mais polêmicas do panorama político atual e o movimento que leva seu sobrenome: o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o bolsonarismo. Em sua obra, Ricardo combina uma extensa e qualificada pesquisa jornalística com insights fundamentados nas Escrituras, para propor aos leitores uma experiência instigante da primeira à última página.

Com o intuito de oferecer um novo olhar à discussão sobre as relações entre política, religião e sociedade, Ricardo reúne dezesseis reflexões sobre as conexões entre o fenômeno político do bolsonarismo e uma de suas principais bases eleitorais, o movimento evangélico. O resultado de seu labor jornalístico viabiliza um rico arcabouço de informações que despertam a reflexão e propõem uma novo olhar à discussão política brasileira.

Clique aqui e adquira o seu exemplar de E a verdade os libertará

Veja também:

Live de lançamento: E a verdade os libertará

A igreja evangélica e o bolsonarismo

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!