Skip to content Skip to footer

Razões bíblicas para lutar contra o racismo

Um convite à reflexão

Em 2020, as notícias aterradoras sobre casos de racismo chocaram o mundo e elucidaram um mal que há séculos fere, destrói e causa separação. O preconceito contra o tom de pele faz vítimas ano após ano, seja no Brasil ou no exterior, e mostra como muitos indivíduos e sociedades carecem de uma verdadeira compreensão acerca do que significa senso de humanidade, cidadania e moral. A pessoa racista é alguém que ainda não conheceu a Deus, pois Deus é amor.

O racismo, aliás, não fere somente o corpo, mas também o bolso, gerando fome e desigualdades de todo tipo. Conforme informações publicadas pela Agência de Notícias do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em média, os brancos têm os maiores salários, sofrem menos e são maioria entre os que frequentam ensino superior, fato que denota o quão distante o Brasil está de se tornar uma democracia racial: “os indicadores socioeconômicos da população preta e parda, assim como os dos indígenas, costumam ser bem mais desvantajosos¹”, afirma a matéria.

Um convite à reflexão

Os cristãos  — a igreja — devem juntar a voz em meio aos movimentos que têm lutado contra toda forma de segregação e mostrar que há uma forma sublime de viver, a que é pautada pelo amor altruísta, doador, respeitoso e verdadeiro, que valoriza a vida e denuncia toda injustiça e violência.

Para animá-lo a dedicar alguns minutos à reflexão sobre como o racismo é reprovável para Deus, compilamos alguns versículos bíblicos. Pare por um instante, pense a respeito, convide amigos para debater sobre o assunto, estimule conversas em sua igreja. Juntos, podemos fazer a diferença e somar esforços para construir um mundo mais fraterno e seguro para todos.

  • Jesus nos ensina que devemos amar uns aos outros, pois assim seremos reconhecidos como seus discípulos:

“Por isso, agora eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros. Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos” (Jo 13.34-35).

  • Diante de Deus, somos todos iguais:

“Deus não mostra nenhum favoritismo.

Em todas as nações ele aceita aqueles que o temem e fazem o que é certo” (At 10.34-35).

  • Todos somos reconhecidos, valorizados e amados por Deus, independentemente da etnia ou gênero:

“Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus” (Gl 3.28).

  • Jamais podemos pretender ser melhores do que os demais:

“Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês” (Fp 2.3).

  • Fazer distinção entre pessoas é errado:

“Sem dúvida vocês fazem bem quando obedecem à lei do reino conforme dizem as Escrituras: “Ame seu próximo como a si mesmo”. Mas, se mostram favorecimento a algumas pessoas, cometem pecado e são culpados de transgredir a lei”(Tg 2.8-9).

  • Viver em amor prova que conhecemos a Deus:

“Amados, continuemos a amar uns aos outros, pois o amor vem de Deus. Quem ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1Jo 4.7).

  • O amor deve ser uma prioridade em nossa vida:

“Acima de tudo, amem uns aos outros sinceramente, pois o amor cobre muitos pecados” (1Pe 4.8).

Juntemos nossas vozes contra o racismo! Esse mal não pode continuar.

Fonte pesquisada:

¹IBGE mostra as cores da desigualdade >> acesso em 21/09/2020.

Versículos bíblicos extraídos da Bíblia NVT.

Leia também:

“Cadeiras vazias e pulmões vazios”: Como o racismo esvazia nossa humanidade

Conheça:

Uma fé pública

Fé cidadã

Aprendendo a viver como Jesus

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!