Skip to content Skip to footer

Ponto final em um dos maiores tabus sobre casamento

Entenda o que é a submissão bíblica e quais são os papéis a serem desempenhados por marido e esposa na vida a dois

Deus em sua infinita sabedoria deixou os princípios para que homens e mulheres tivessem papéis definidos dentro do contexto do casamento, de forma a viverem com equilíbrio as diversas facetas da vida a dois e da vida em família.

Conhecer as bases estabelecidas por Deus para o relacionamento conjugal é extremamente importante para que homem e mulher, cada um dentro de suas características, ofereçam apoio e auxílio mútuo no dia a dia, companhia para a jornada e, assim, saibam vencer os desafios e suprir as suas respectivas carências de forma saudável, frutífera e prazerosa.

Muitos casais, no entanto, não entendem a importância de respeitarem seus devidos papéis e posturas, criando confusão e tensões no matrimônio.

Um dos mais polêmicos tabus está relacionado à questão da submissão da esposa em relação ao marido.

A Bíblia diz assim em Colossenses 3.18: Vocês, esposas, submetam-se aos seus maridos, porque isso é agradável ao Senhor. 

A má interpretação ocorre quando se dá à palavra “submissão” uma conotação negativa e descontextualizada ao padrão estabelecido na Bíblia.

Interpretar erroneamente os preceitos das Escrituras gera problemas sérios que devem ser tratados com atenção.

Tanto esposos que assumem um comportamento rude, ditatorial e desrespeitoso quanto esposas que se colocam espontaneamente em uma posição constrangida cometem erro.

A base para o relacionamento deve ser o amor e o respeito, levando o cônjuge em consideração. 

Rinaldo Seixas, mais conhecido como Ap. Rina, aborda o assunto em seu livro Unidos pelo casamento – Uma aliança firmada com Deus para toda a vida:  Ser submissa não é ser inferior ou fazer as vezes de capacho do marido. A esposa submissa não é serviçal nem empregada do lar, muito menos passiva, apagada, anulada, oprimida, sem direito, sem vez nem voz. No plano divino, a mulher nunca foi inferior ao homem: ela foi tirada da costela, não dos pés. A palavra final, porém, é do homem. Ele é responsável diante de Deus pela família e pelo casamento, diz.

De acordo com o autor, a esposa deve honrar o marido, interceder por ele e pela família, satisfazer suas necessidades, demonstrar amor sacrificial, pleno, inegociável e incondicional.

O marido é seu primeiro ministério. A Bíblia diz: Depois disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem fique sozinho. Vou fazer para ele uma companheira, uma auxiliadora que lhe corresponda. (Gênesis 2.18, NBV).

Tal postura não diminui a mulher. Ela, por sua vez, deve ser cuidada e valorizada pelo marido.

O texto de Colossenses 3 continua assim: E vocês, maridos, amem as suas esposas, e não as tratem com amargura nem aspereza (versículo 19). 

O fato de o homem ser o sacerdote do lar não o habilita a ser grosseiro e áspero. O homem deve levar em consideração que a mulher é mais frágil (1 Pedro 3.7).

A passagem de Efésios 5 também esclarece a questão: “E vocês, maridos, mostrem pelas suas esposas o mesmo tipo de amor que Cristo mostrou pela igreja quando se entregou por ela[…] É assim que os maridos devem tratar suas esposas, amando-as como aos seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher ama a si mesmo. Ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, mas cuida dele com todo o amor, tal como Cristo cuida do seu corpo, a igreja, do qual nós todos somos membros (versículos 25; 28-30, NVI). O amor de Cristo pela Igreja é o modelo a ser seguido pelos esposos. 

O plano de Deus para a vida a dois envolve um profundo senso de responsabilidade de um pelo outro, serviço, amor e atenção.


Quando marido e mulher entendem seus papéis, eles crescem e experimentam um relacionamento revigorante pautado pela boa, perfeita e agradável vontade do Criador.


Casamento é benção e a vida a dois pode e deve ser uma experiência plena de satisfação, alegria e paz. Seguir as orientações deixadas por Deus é o caminho certo para atingir esse objetivo.

Por isso, não se deixe levar por tabus ou por concepções descontextualizadas. Leia a Palavra de Deus com cuidado para interpretá-la de forma correta, obedeça seus preciosos preceitos e viva abundantemente.

Leia também:

Para quem não quer fracassar no casamento

Alegria na vida real

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!