Skip to content Skip to footer

Qual é o principal antídoto contra uma espiritualidade terceirizada?

Saiba mais sobre o assunto ao ler um trecho do livro “Terceirização da fé”, escrito por Tomás Camba

Por Tomás Camba em Terceirização da fé

Falar sobre a Palavra para o cristão deveria ser como falar sobre as operações matemáticas básicas para um professor de matemática ou como falar sobre as cores primárias e secundárias para um pintor. No entanto, não é o que ocorre com a maioria dos cristãos.

Nossos tempos são sombrios por falta de conhecimento básico daquilo que é fundamental para a fé. Aliás, isso é tão preocupante que, por falta de conhecimento da Palavra, estamos atribuindo o papel de oferecer redenção e acesso ao Pai a pastores e líderes eclesiásticos, tornando-nos assim pessoas completamente supersticiosas. As Escrituras nos ensinam sobre Deus e seu caráter e sobre nosso papel aqui na terra.

Quando penso nisso, a imagem que me vem à mente é a de um jardim em meio ao deserto onde existem flores que a cada manhã despertam para trazer alegria ao seu redor. Gosto de pensar que em cada coração existe uma flor que só despertará quando irrigada pela Palavra que traz crescimento e beleza, como Aquele que a todas as coisas fez belas.

Não é a Palavra o padrão mais elevado de beleza?

Não é a Palavra que define que tudo o que foi criado é belo? É esta a lição do primeiro capítulo de Gênesis: Deus profere sua Palavra, e tudo se faz. A Palavra agiu onde nada existia e, a partir de então, tudo começou a existir num padrão de beleza jamais visto. Somos essa flor que, irrigada pela Palavra, é chamada a levar a mensagem de paz e de esperança ao mundo e a todos ao redor.

Há duas dimensões da Palavra.

A primeira é a Palavra divina, que se fez carne e habitou entre nós. Ao vê-la, vemos o Pai. Por meio dela temos acesso ao Pai e, por sua beleza, somos purificados e transformados à imagem do Pai. Cristo, com seu resplendor, nos assemelha ao Pai, limpando toda sorte de imperfeição que herdamos do pecado que habita em nós.

A segunda dimensão é a Palavra revelada pelo Eterno por meio de seus servos, ou seja, a Bíblia, as Escrituras Sagradas. Ela deve tornar-se nosso manual, nosso guia para viver corretamente neste mundo decadente. É o que Paulo recomenda a Timóteo:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo”

(2Timóteo 3.16)

Com efeito, quando nos atentamos à Palavra, ela nos guia à presença do Cristo ressurreto, ensinando-nos mediante o Espírito a vontade de Deus para nós. Ela nos ajuda a combater a podridão que há no interior de cada um de nós, revelando que não existe bondade no coração humano senão a que vem do Eterno.

A Palavra nos blinda contra toda sorte de equívocos em relação a nosso mérito próprio, que nos seduz a chamar a atenção de Deus e a buscar a salvação por nossos esforços ou por bênçãos adquiridas de terceiros. A Palavra é o principal antídoto contra uma espiritualidade terceirizada. Estamos doentes, e só ela pode trazer cura e alívio para esse estado caótico em que nos encontramos. •

Camba, Tomás Fernando. Terceirização da fé: assuma a responsabilidade do seu relacionamento com Deus. 1. ed. – São Paulo: Mundo Cristão, 2020. Pgs 38-40.

Saiba mais!

O texto que você acaba de ler foi extraído do livro Terceirização da fé: Assuma a responsabilidade do seu relacionamento com Deus.  Nele, Tomás Camba, pastor, professor de Teologia e Filosofia, propõe uma reflexão sobre os perigos da fé alicerçada na mediação de terceiros, mostrando que o resultado disso é um cristianismo infrutífero, estagnado, amargo e incapaz de perceber a beleza que reside no Deus que é Todo-poderoso mas igualmente puro amor. Biblicamente fundamentado e escrito com linguagem acessível, o livro traz um estímulo à vida cristã frutífera, marcada pela profunda e íntima comunhão com o Pai. Para adquirir o seu exemplar em nossa loja virtual, clique aqui.•

Conheça também:

O Deus da esperança

O obstinado amor de Deus

Confiança inabalável

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!