Skip to content Skip to footer

MC em bate-papo com Terence Lester, autor de “Invisíveis”

Confira o resumo da live e fique por dentro do lançamento que convoca cada cristão a atuar mais efetivamente no socorro às pessoas que vivem em situação de rua

Clique aqui e assista à live com Terence Lester

Quais são os desafios das pessoas que não têm um lar? Qual é a sensação de se sentir invisível diante da sociedade? Como a comunidade evangélica pode ajudar pessoas em situação de rua? O que as Escrituras Sagradas e a vida de Cristo nos ensinam sobre a pobreza?

Para trazer respostas a tais perguntas, Mark Carpenter, presidente da Editora Mundo Cristão, Humberto Aragão, pastor da Área de Expansão Global da Igreja Batista do Morumbi (SP), e Samuel Lima, intérprete e tradutor, conversam com Terence Lester, autor do livro Invisíveis: Como o amor nos abre os olhos para pessoas marginalizadas, em live transmitida pelas redes sociais da MC. 

A seguir, você confere um resumo do bate-papo.  

O autor

Terence Lester é afro-americano de Atlanta, capital do estado da Geórgia (EUA). Teve infância e adolescência conturbadas e chegou a morar nas ruas. Conforme comenta, foi salvo dessa situação por meio da mentoria, do apoio e encorajamento de amigos que o incentivaram a estudar. Hoje, é fundador e diretor executivo da Love Beyond Walls (Amor Além dos Muros), organização dedicada ao cuidado de moradores de rua e marginalizados. Terence é casado com Cecilia e pai de Zion Joy e Terence II.

Redes sociais do autor:

Terence Lester: @imTerenceLester

Love Beyond Walls: @lovebeyondwalls

O livro

Invisíveis: Como o amor nos abre os olhos para pessoas marginalizadas traz histórias e informações surpreendentes que convidam o leitor a ter mais compaixão por quem vive nas ruas. Na obra, Terence compartilha sua própria experiência ao entender, em primeira mão, como é estar na condição de sem-teto. Para isso, se propôs a vivenciar na própria pele aquilo que os “invisíveis” passam no dia a dia. À medida que compartilha histórias de vida, expõe fatos e denuncia gravíssimos problemas sociais, apresenta maneiras efetivas e comprovadas de tratar da pobreza na prática.

Longe de desafiar o leitor a fazer caridade, Terence o convida a amar sem condições, a ressignificar a própria existência, assumindo o serviço como um estilo de vida, e não um evento.

Para ler a resenha completa de Invisíveis, clique aqui.

Fatos

Existe uma tendência na sociedade de ignorar pessoas que vivem em situação de rua. Alguns não se dispõem a ajudar por medo, desprezo ou negligência, outros até têm vontade de fazer algo, mas não sabem por onde começar.

Muitos moradores de rua não se sentem amados por Deus e, infelizmente, nutrem a impressão de que não são parte do corpo social. 

Jesus mostrava compaixão pelos pobres. O Salvador veio para todos, sem exceção. De acordo com Terence, ninguém está imune à escassez e à pobreza. Todos estão sujeitos a crises. Algumas pessoas são pobres materialmente; outras espiritualmente.

A missão

Desde 2013, a Love Beyond Walls [Amor Além do Muros] ajuda homens e mulheres em situação de rua, oferecendo-lhes apoio e cuidados básicos: banho, auxílio para encontrar emprego e residência e para emitir o documento de identidade, entre outros. Conforme afirma Terence, o mais importante nessa jornada é transmitir-lhes o amor de Deus.

Em meio à pandemia da Covid-19, a organização construiu estações para que os moradores de rua pudessem lavar as mãos e ter acesso a serviços sanitários.  

Parte da transformação social e da implementação de políticas públicas voltadas aos sem-teto inicia-se pela maneira de se opor à exclusão e comunicar respeito aos pobres.

Um gesto transformador 

Segundo Terence, é fundamental ouvir a história de cada morador de rua. Tal atitude viabiliza a troca empática e a superação do medo. Diz que um grande erro é achar que todos chegaram às ruas da mesma forma. Por isso, é importante conhecer a singularidade de cada relato e dedicar mais tempo ao ser humano do que ao problema que ele ou ela apresenta.

Abrigos hostis

Muitos moradores de rua não procuram albergues ou abrigos públicos, pois, não raras vezes, são ambientes hostis. Além disso, ações governamentais que desenvolvem estruturas com a colocação de objetos pontiagudos ou muros de restrição sob pontes e viadutos reforçam a falsa ideia de que as pessoas que moram nas ruas não importam. Arquiteturas desse tipo servem a uma parte da comunidade, não à comunidade inteira, pois exclui quem não tem endereço.

Jesus veio para “construir mesas maiores, não muros maiores”.  

E a igreja?

Para Terence, a igreja muitas vezes está mais focada no consumismo do que no evangelho. Precisa-se ensinar a viver do modo como Jesus viveu e trazer tal experiência para a vida diária.

Jesus passou a maior parte do tempo com os que estavam nas margens.

Valores como serviço e sacrifício não devem ser práticas ocasionais, mas parte do que somos.

Servir em família é algo que une e pode ser muito divertido, uma oportunidade de glorificar a Deus.

Uma mensagem

Siga Jesus até as “margens”, ame e veja o próximo, aumente a mesa do Senhor e diga ao pobre que ele é bem-vindo. Reflita acerca dos preconceitos e das pressuposições que tem e encontre meios de ser luz do mundo.

Confira o bate-papo na íntegra e saiba mais sobre a importância do socorro adequado aos moradores de rua. Clique aqui e assista à live com Terence Lester!

Adquira o seu exemplar de Invisíveis! Clique aqui.

Leia também:

Amor estendido aos moradores de rua

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!