Skip to content Skip to footer

MC e Bibotalk em uma série especial de podcasts sobre Filipenses

Clique aqui, leia um resumo do primeiro bate-papo e saiba mais sobre a novidade

“Como é que podemos viver como cristãos em um mundo não cristão? Que atitude devemos ter quando as pessoas ao redor são hostis à nossa fé? Paulo enviou esta carta comovente para dar ânimo aos cristãos perseguidos da igreja em Filipos e fortalecê-los em meio às dificuldades que enfrentavam. O apóstolo redigiu a carta enquanto estava preso, ele próprio sofrendo por causa de sua fé, mas escreveu com alegria e mostrou que o cristão pode ser fervoroso na caminhada com Cristo, quaisquer que sejam as circunstâncias.” (Trecho da introdução à Carta aos Filipenses, extraído da Bíblia de Estudo NVT).

Existe diferença entre carta e epístola? Qual era a finalidade das cartas antigamente? Onde Paulo estava quando escreveu aos Filipenses? Quais são os temas que estes escritos abordam?  Ficou curioso? Junte-se a Rodrigo Bibo, Alexandre Milhoranza, Cacau Marques, Victor Fontana e Paulo Won num bate-papo imperdível. Confira o resumo e ouça o podcast na íntegra!

Gênero literário

A palavra epístola vem do grego “epistolé” e significa “mensagem” ou “carta”. Esse gênero literário está presente não apenas no Novo Testamento, mas também no fim do Antigo Testamento.  As cartas ou epístolas passaram a ser muito utilizadas no contexto clássico greco-romano. Elas eram lidas em público e representavam a presença real de seu destinatário.

Finalidade

Paulo usa todas as convenções disponíveis na sua época, não somente para se comunicar com a igreja, mas também como forma de resposta às situações pontuais de cada comunidade.  

Subgêneros usados nas cartas de Paulo

Entre as cartas de Paulo, nota-se uma diferença de tons, que mesclam entre o pessoal e o didático-pedagógico. Aparentemente, as cartas paulinas utilizavam padrões retóricos da antiguidade clássica.

A crítica retórica, na tentativa de analisar a literatura bíblica, define subgêneros que variam de abordagens mais amigáveis e pessoais, como na carta aos Filipenses, às mais diplomáticas, como é o caso da carta aos Romanos.  Os estilos nas cartas de Paulo variam conforme à necessidade de comunicação, como a situação em que ele e/ou a comunidade se encontrava.  

Subdivisões

No padrão greco-romano, uma carta era escrita seguindo três subdivisões:

Introdução epistolar: Identificação do remetente, seguido de destinatário e breve palavra de benção e saudação. Paulo acrescenta a essa introdução elementos teológicos, dando corpo à saudação.

Corpo epistolar: Todo o cerne da carta, os objetivos e alvos da redação.

Conclusão epistolar: Parte final. No caso da Carta aos Filipenses, Paulo dirige-se de forma particular à comunidade, escrevendo-lhes uma saudação e uma oração de benção.

Quer saber mais sobre a Carta de Paulo aos Filipenses?

Clique no player abaixo e confira essas e outras curiosidades em nossa semana especial com a equipe do Bibotalk!

Conheça:

Bíblia de Estudo NVT

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!