Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho

Entrevista exclusiva com Rodney Betetto, autor da obra

Em setembro de 2018, a Mundo Cristão lançou Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho – Como os ensinamentos bíblicos podem ajudar você a vencer todos os desafios profissionaislivro escrito por Rodney Leandro Betetto, pastor, engenheiro agrônomo e contador especializado em Administração Rural e em Gestão Financeira, em parceria com Carlos Fernandes, jornalista, editor e redator. Na obra, os autores elucidam princípios milenares contidos nas Escrituras com o objetivo de estimular o leitor à excelência em sua atividade profissional.

Ao longo do livro são abordados 52 temas, que se encaixam em áreas tais como empreendedorismo, comunicação, trabalho em equipe, planejamento, organização, capacitação, disciplina e muitos outros. Entram na lista, também, temas caros à governança corporativa do século 21, como sustentabilidade, resiliência, empregabilidade e feedback. Cada tópico foi idealizado de maneira que o leitor possa meditar em um tema por semana, ao longo das 52 semanas do ano. Um livro edificante e altamente indicado para toda e qualquer pessoa que deseja obter orientação e inspiração para alcançar êxito e satisfação no mundo do trabalho.

Para que você, leitor MC, saiba mais sobre a novidade, conversamos com Rodney Betetto. Em entrevista exclusiva, o autor compartilha curiosidades sobre a publicação, fala sobre o perfil do profissional de sucesso no competitivo cenário atual, faz um alerta para todos que buscam manter a estabilidade no mercado de trabalho e deixa uma mensagem de encorajamento para quem está enfrentando grandes desafios. Um conteúdo imperdível. Confira!

Mundo Cristão: Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho. A quem o livro é dedicado?

Rodney Betetto: O livro é dedicado a todas as pessoas que desejam ser bem-sucedidas no campo profissional, emocional e espiritual e buscam conhecer mais a Deus e seus propósitos. 

Como surgiu o projeto da obra?

A obra é uma confirmação de como os planos e propósitos de Deus podem nos surpreender positivamente. Há vários anos, tenho dedicado alguns minutos do dia a dia para escrever meditações rápidas e objetivas baseadas nos textos bíblicos, para o posterior envio aos colaboradores da empresa em que trabalho e seus familiares. São mensagens que têm o propósito de melhorar o ambiente laboral e que servem para a edificação pessoal e familiar. A aceitação dessas mensagens tem sido tão maravilhosa que nos incentivaram a condensá-las no formato de um livro, para que mais pessoas pudessem ser beneficiadas. Contando com o desempenho de uma equipe preciosíssima e com a colaboração de amigos, incluindo Carlos Fernandes, coautor da obra, é que a concepção do livro se tornou realidade.

De que maneira a Bíblia se torna uma rica fonte de insights para quem busca êxito, contentamento e propósito na vida profissional? Quais elementos essa obra milenar tem que a faz ser um tesouro a ser consultado, inclusive por aqueles que não professam fé religiosa?

A Bíblia trata de relacionamentos (relacionamentos entre as pessoas e entre Deus e as pessoas). O trabalho é um relacionamento. Não há sentido em se trabalhar isoladamente, para si mesmo. Trabalhamos para suprir as necessidades de alguém. Na Bíblia, temos exemplos de todo tipo de relacionamentos, bons e ruins, produtivos e destrutivos. Imagine o quanto podemos aprender com eles em assuntos tais como conduta correta no ambiente de trabalho, melhorias na organização e boa governança. Quando estamos alicerçados em bons princípios, podemos alcançar sucesso na vida profissional, na satisfação de poder servir e ajudar muitas pessoas. A Bíblia está repleta de bons princípios.

No atual cenário corporativo brasileiro, em que há grande concorrência por postos de trabalho e crescente demanda por formação, capacitação, inovação e versatilidade por parte do trabalhador, quais são as principais características do profissional que sai na frente e consegue sobreviver em tal contexto?

Conhecimento. O profissional competente é aquele que conhece a si mesmo, conhece a sua profissão e conhece as pessoas que atuam em seu negócio. Isso exige visão (olhar para o todo, e não somente para o chão), dependência (saber que dependemos uns dos outros e de Deus), e ação (aplicar o conhecimento através das ações e atitudes).

Por outro lado, quais são as principais falhas que um trabalhador pode cometer nesse cenário?

A principal falha é a negligência. Negligenciar os estudos, ignorar as pessoas, os relacionamentos. A pessoa negligente se sente autossuficiente, e esse é um erro que leva à derrota.

Como Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho pode ser um aliado para estudantes que ainda não entraram no mercado de trabalho, para desempregados que buscam recolocação ou para os profissionais que desejam manter a empregabilidade?

A porção de ensinamentos bíblicos contidos na obra pode ser útil aos estudantes, na medida em que os ajudará a se prepararem melhor para os desafios do mercado. Aqueles que estão em busca de recolocação podem encontrar nessas lições um apoio para o aproveitamento nas entrevistas e para a escolha de uma boa profissão. A obra oferece também estímulo para que o leitor confie em Deus, que sempre está presente em todas as situações. Aqueles que desejam manter a empregabilidade ou até mesmo desenvolver uma carreira podem aproveitar os conselhos bíblicos para a aplicação dos conceitos nos relacionamentos profissionais e no dia a dia de trabalho.

O que os leitores podem esperar da obra?

Conselhos práticos e objetivos para serem aplicados no dia a dia. A obra, naturalmente, é uma pequena porção daquilo que a Bíblia tem a nos ensinar. Carlos Fernandes, coautor da obra, e eu esperamos que essas lições despertem no leitor o desejo de conhecer mais deste surpreendente conjunto de livros inspirados por Deus, que é a Bíblia.

Qual conselho você daria àquelas pessoas que estão enfrentando crises ou grandes desafios no ambiente de trabalho e estão pensando em desistir?

Agradeça. Em que momento teríamos tanta oportunidade para se levantar, superar limites e vencer senão na hora da crise? Retire o “s”  da palavra CRISE, e CRIE. O “s” de silêncio e de sonolência deve ser eliminado. Comece a falar e agir de forma positiva. Crie oportunidades, busque os conselhos de Deus e coloque em prática seus ensinamentos.

O que diria também à pessoa que gostaria de estar trabalhando, mas, infelizmente, enfrenta a dura realidade do desemprego?

Seja grato. Agradecer quando tudo está bem é muito fácil. Agradecer no momento de dificuldades é o desafio. Agradecer de coração, aproveitando o tempo disponível para aprimorar suas qualidades. Estude, desenvolva uma profissão, repense a sua utilidade para mais pessoas. Não fique parado. Envolva-se voluntariamente, ajudando e servindo a outros. Afinal, Deus está no controle.

Uma mensagem final aos leitores da MC.

Uma das mensagens mais importantes que Jesus nos deixou foi referente ao trabalho: “Amar e servir uns aos outros”. Amar não é um simples sentimento, é atitude, é ação, portanto amar é trabalho. Servir não é simplesmente caridade, é atitude, portanto, também é trabalho. O trabalho dignifica, sustenta e honra. Nosso desejo com o livro é que todos os leitores sejam bem-sucedidos no trabalho. Que em nosso trabalho profissional também haja espaço para o trabalho definido por Jesus: muito amor e muito serviço a todos. •

Leia também:

Iniciativa para o sucesso profissional

Conheça:

Não aguento meu emprego

As cinco linguagens da valorização pessoal no ambiente de trabalho

Sociedade com Deus

MC entrevista Marcos Prudencio, diretor executivo da Sepal

15 de agosto de 2019

Encorajamento e direção para o coração do homem

15 de agosto de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *