Skip to content Skip to footer

Iniciativa para o sucesso profissional

Dicas para quem quer desenvolver a proatividade e colher bons resultados no ambiente de trabalho

Vivemos em uma sociedade competitiva e cada vez mais conectada, apressada e exigente. Sobreviver no mercado de trabalho em nossos dias exige não somente capacitação profissional, mas também o exercício de habilidades que vão além do que pode ser aprendido nas universidades, como saber lidar com situações difíceis, possuir resiliência, desenvolver empatia e ter proatividade, habilidades também conhecidas como soft-skills. 

No acirrado mundo corporativo, sai na frente o trabalhador que é esperto, que vê além e entrega um trabalho excelente.

Nesse contexto, ter iniciativa para superar as expectativas dos chefes e da equipe é fundamental. Muitas pessoas perdem grandes chances e não adquirem prestígio no local de trabalho porque se acomodam, não sugerem ideias novas e possuem um comportamento descompromissado.

Não é pouco o número de trabalhadores que até têm ótimos insights, que poderiam ajudar e muito o crescimento do negócio em que estão envolvidos, mas que se fecham na indiferença ou no medo. Dessa forma, não crescem ou são os primeiros da lista de possíveis cortes na empresa. Por isso, jamais postergue uma iniciativa.

Avalie bem o que tem em mente e, caso perceba que é algo coerente e aplicável, compartilhe a sua ideia já.

No livro Formigas – Lições da sociedade mais bem-sucedida da terraWilliam Douglas e Davi Lago dedicam um capítulo inteiro para falar sobre a importância da iniciativa.

De acordo com os autores, ela é característica marcante dos profissionais de sucesso:

“É a proatividade que diferencia o trabalhador profissional e empreendedor, que chama a atenção e se destaca no mundo corporativo, daquele que apenas realiza suas tarefas ou que espera ser chamado pelos outros para fazer alguma coisa”

William Douglas e Davi Lago em “Formigas”

Para William e Davi, os resultados futuros dependem não apenas de nossas escolhas e decisões, mas, também, das ações a que nos lançamos hoje.

“Os maiores empreendedores que conhecemos são aqueles que tomaram iniciativas e persistiram nelas até a consecução do objetivo, afirmam”.

Dê passos para a mudança

  • Avalie: você tem iniciativa?
  • Qual imagem tem transmitido: o de uma pessoa proativa ou indolente?
  • Seu trabalho tem feito diferença?
  • Você é inovador ou apenas se deixa levar por um cotidiano inerte e previsível?

Caso perceba que não tem colaborado de forma efetiva para o seu êxito profissional, saiba que é possível mudar e começar a ter iniciativa. Conforme William e Davi apontam, tê-la não é tão complicado como pode parecer para alguns. Você não precisa de muito para desenvolver esse espírito empreendedor. Assim, os autores listam algumas atitudes para quem deseja atingir tal objetivo.

Tome nota:

  • Pense de forma criativa;
  • Renuncie ao conformismo;
  • Aproveite as oportunidades, por menores e mais insignificantes que pareçam a princípio;
  • Ignore as vozes contrárias e os pessimistas de plantão;
  • Muna-se de bons conselheiros e de toda informação possível;
  • Seja persistente;
  • Construa uma autoimagem positiva;
  • Desenvolva suas habilidades;
  • Torne suas ideias mais interessantes;
  • Desenvolva o espírito de liderança e a aptidão para o trabalho em equipe;
  • Supere as expectativas;
  • Ultrapasse os obstáculos.

Com essas dicas em mente, pense em como colocá-las em prática hoje mesmo. Seja resoluto e não se desanime caso enfrente dificuldades. O esforço valerá a pena!Ter iniciativa fará enorme diferença em sua trajetória profissional. Essa atitude é uma chave para quem deseja alcançar novos patamares e ter sucesso.

Por isso, caso perceba que seu comportamento tem sido apático, mude de postura, seja proativo! Seus superiores e colegas de trabalho ficarão impressionados com sua nova forma de trabalhar e você colherá ótimos dividendos com isso. 

Você também vai gostar de ler!

Trabalho, missão e fé

Conheça:

Sociedade com Deus

As 25 leis bíblicas do sucesso

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!