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Habilidades comportamentais para a gestão de equipes eficazes

Conheça três atitudes que lhe ajudarão a liderar de forma assertiva, humana e com foco em bons resultados

Liderar é um desafio. Um desafio gratificante que não apenas contribui para o crescimento daquele que se propõe a desempenhar o papel de líder, mas também daqueles que estão sob sua responsabilidade. 

Um bom líder, de fato, é alguém comprometido com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas equipes, times, alunos ou qualquer pessoa que esteja em seu campo de influência.

Ele se preocupa com o bem-estar, com a autoestima e sucesso de seus liderados. Tais resultados, no entanto, não são apenas produto de uma postura de comando, mas, sim, de um conjunto de fatores que fazem de sua gestão um ambiente propício para o progresso, para a excelência, para o alcance de bons resultados e satisfação.

Criar um ambiente assim nem sempre é tarefa fácil. Gerenciar equipes eficazes requer trabalho duro e exige atenção, tato e paciência. Aliás, essas três últimas palavras revelam o tipo de postura que pode fazer toda a diferença no dia a dia.

Muitos líderes, em função das demandas e urgências, não prestam a devida atenção às suas equipes. Não escutam, não analisam as entrelinhas do dia a dia, não oferecem suporte e nem percebem os anseios dos que estão ao seu redor.

Como resultado: colaboradores desmotivados, talentos desperdiçados, senso de abandono por parte da equipe e diminuição da qualidade do clima organizacional. Responda com sinceridade: Qual foi a última vez que dedicou sua total atenção a um de seus liderados? Quais os sonhos dele? Quais dificuldades? Quais talentos ele tem e quais necessidades? Consegue recordar a última vez que viu um membro de sua equipe chegar cabisbaixo? De que forma o ajudou? Você se classificaria como um líder presente ou um líder ausente? Tem estimulado a busca por conhecimento e oferecido feedback constante? 

Ter tato também é importante. Três das definições do dicionário Priberam da Língua Portuguesa para a palavra “tato” são bastante esclarecedoras: “sensação produzida por contato”; “prudência” e “habilidade”. É fundamental que um líder saiba como comunicar ideias e diretrizes, corrigir possíveis erros e mitigar atitudes negativas de seus liderados com respeito e educação.

Uma atitude grosseira, autoritária, vexatória e hostil certamente trará desestímulo e tensão ao ambiente. Tenha o cuidado para ser claro, objetivo e franco sem ser rude, e nunca exponha seu liderado a uma situação embaraçosa.

Uma boa reunião de feedback, assertiva e sincera, pode ser um estímulo para a melhora do desempenho e da motivação de seu colaborador. Em seguida, a paciência. Grandes mudanças não acontecem da noite para o dia e grandes conquistas não são alcançadas num piscar de olhos.

Não! É preciso esperar até que cada semente cresça e gere frutos. Seja o conselho dado a um membro da equipe, uma inovação  implantada na empresa, a nova contratação do departamento, as metas definidas na última reunião, e por aí vai…. Não exija hoje os resultados que na melhor das hipóteses deveriam chegar amanhã.

Dê tempo para as sementes e não se aflija antes da hora. Isso, inclusive, fará muito bem ao seu coração!Se você desempenha o importante papel de líder, preste atenção a estas três palavras: atenção, tato e paciência.

Aja de acordo com as atitudes que cada uma delas elucida e continue fazendo o seu melhor. Logo os resultados aparecerão.  

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