Skip to content Skip to footer

“Filipenses 3”: Especial MC e Bibotalk

Clique aqui e confira o quarto episódio da série de podcasts!

Junte-se a Rodrigo Bibo, Alexandre Milhoranza, Cacau Marques e Victor Fontana num curioso bate-papo sobre Filipenses 3. Aperte o play!

Quem são as pessoas denominadas como cães na censura de Paulo? Onde devemos firmar nossa identidade? O que significa perfeição cristã na teologia paulina?

Contexto histórico

Filipos passava por uma reestruturação governamental depois de se tornar uma colônia romana. Naturalmente, os filipenses estavam tentando reajustar sua vida em função dessa mudança.

O capítulo três de Filipenses está numa quinta parte do livro e aborda conselhos acerca de adversários e perigos, assunto que segue até o versículo nove do capítulo quatro. Num contexto de perseguição, Paulo enfatiza a questão da alegria, reorientando que o alvo único é Cristo.

Cristo é suficiente

Paulo, considerando que os cães eram tidos como impuros na cultura judaica, e que muitos judeus chamavam os gentios dessa forma, adverte: “Cuidado com os cães” (v.3), referindo-se aos próprios judeus que acrescentavam práticas judaicas para a salvação. Eles impunham que para fazer parte da família de Cristo era necessário circuncidar-se, tornando-se judeu. Paulo enfatiza que ser cristão está acima da cultura.

Havia um certo orgulho em ser judeu, até mesmo entre aqueles que já tinham reconhecido Jesus como salvador. Paulo faz uma minibiografia de si e considera todo seu currículo como insignificante. A identidade étnica e todas as outras coisas são insignificantes comparadas ao ganho inestimável de conhecer a herança de Cristo Jesus. Paulo perde sua identidade para poder ser encontrado em Cristo, considerando sua capacidade intelectual, cultural e filosófica, sua herança helenística e etnia.

Paulo afirma que a autojustificação ganhada pela obediência à lei não substitui a justiça que vem pela fé em Jesus. O apóstolo deixa de buscar o seu próprio eu nas coisas que lhe foram ensinadas, e passa a buscar sua identidade no amor sacrificial de Cristo.

De olho no alvo

Admitindo ainda não ter alcançado a perfeição, o apóstolo relata que continuamente concentra todos os seus esforços para prosseguir para o alvo, sem retroceder. Com base nisso, podemos aprender que, ao estar em Cristo e entender sua justiça, todos os nossos esforços humanos nada significam e não trazem salvação. Nesse sentido, o problema não está no quanto fazemos para Deus, mas sim em acreditar que essas obras nos justificam.

Na Bíblia NVT, a palavra gregateleios é traduzida como “maturidade”, que indica o contrário ao ativismo exacerbado. Deus não se ocupa de maneira interesseira com o que somos capazes de fazer, mas se revela como um Deus profundamente interessado em nós. Ele deseja ter um relacionamento conosco. 

Ouça o podcast na íntegra!

Clique no player abaixo e confira essas e outras curiosidades em nossa semana especial com a equipe do Bibotalk!

Ouça também:

MC e Bibotalk em uma série especial de podcasts sobre Filipenses

“Filipenses 1”: Bate-papo MC e Bibotalk

“Filipenses 2”: Bate-papo MC e Bibotalk

Conheça:

Bíblia de Estudo NVT

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!