Skip to content Skip to footer

“Especial Família indestrutível”: Princípios para superar a crise

Confira a continuação de nosso bate-papo com Josué Gonçalves

Para acessar a primeira parte deste conteúdo especial, clique aqui.

Mundo Cristão: Quando a crise se instala no casamento… O que fazer?

Josué Gonçalves: Eu comparo o casamento como uma “viagem de barco”, a possibilidade de o casal enfrentar algumas tempestades é real e inevitável. O segredo é fazer o que os discípulos fizeram quando foram atravessar o mar da Galileia — levaram Jesus com eles. Lemos no Evangelho Segundo Marcos que quando o vento começou a soprar forte, as ondas a se avolumar e a tempestade a querer engolir o barco, eles clamaram por Jesus, que estava dormindo sobre um travesseiro na poupa do barco. Algumas lições que aprendemos com a experiência da viagem dos discípulos:

– Toda viagem quase sempre começa muito bem;
– Se a tempestade é uma possibilidade real, devemos nos preparar para isso também;
– Em tempos difíceis precisamos nos lembrar de todos os que estão no barco;
– Nossa atitude em tempos difíceis determinará o destino de todos os que estão conosco;
– Não devemos ter medo de acordar quem pode nos ajudar no momento tempestuoso;
– Nunca esquecer de levar Jesus conosco.

Família indestrutível. O que os leitores podem esperar da obra?

Todos que lerem esse livro descobrirão que é impossível ter uma família perfeita, mas é possível ter uma família saudável e feliz.

Qual é o seu sentimento ao ter seu primeiro livro lançado pelo selo Mundo Cristão?

Sempre admirei a Editora Mundo Cristão pela qualidade do trabalho e a seriedade como cumpre a sua missão e propósito. Isso me motivou a aceitar o convite para essa parceria. Creio que é o início de uma longa caminha de projetos que visam a implantação da cultura do Reino de Deus nas famílias.

Qual conselho o senhor deixa para os nossos leitores, especialmente para aqueles que estão passando por crises conjugais e já estejam até pensando em divórcio?

A família é o nosso maior patrimônio! Se você perder o seu dinheiro, não perdeu nada, se perder a sua saúde, perdeu alguma coisa, mas se perder a família, você perdeu muito, o seu maior patrimônio. Lutar pelo casamento é reconhecer o valor da família. Lembre-se: qualquer casamento pode dar certo quando os dois estão dispostos a mudar. O querer é a semente da mudança. Mude e tudo mudará ao seu redor.

E para os jovens que ainda estão solteiros e pretendem casar?

Casar é bom, manter-se casado e feliz dá trabalho. A nossa vida é o resultado das escolhas que fazemos, por isso, comece bem, escolhendo seu futuro cônjuge com base em valores e princípios que são permanentes. Nunca supervalorize a “casca-aparência”, em detrimento do “conteúdo-caráter”. Antes de decidir, faça para você mesmo (a) estas quatro perguntas: 1) Eu me casaria com o Deus dele (a); 2) Eu me casaria com os valores dele (a); 3) Eu me casaria com a família dele (a); 4) Eu me casaria com a missão, vocação dele (a)?

Uma mensagem final…

Gosto do início do Salmo 127. Se o Senhor não edificar… Se o Senhor não guardar. O maior segredo para um casamento pleno está na dependência e no temor do Senhor. Portanto, conhecer Deus e dedicar-se a ele é uma medida que, além de garantir a sua eternidade, assegurará uma participação sobrenatural, eterna, invisível e poderosa em seu casamento e família.

Trabalhando com família descobrimos que há certos padrões que, embora saibamos que são corretos e que devemos fazer, nos damos conta de que simplesmente não conseguimos. Como um marido pode amar a sua esposa com o mesmo amor e dedicação que Jesus amou a igreja e entregou-se por ela? Como uma mulher no século XXI pode respeitar, honrar o marido e até obedecê-lo de todo coração? Somente um relacionamento íntimo com o Criador, através de Jesus Cristo, muda o interior, a maneira como pensamos e sentimos, de modo que passamos a ser o que desejávamos, mas não conseguíamos. Ele é o segredo da vitória.

Além disso, um casamento e uma família extraordinários estão em cima e não embaixo, e, para chegar, lá todos precisamos subir pelo menos quatro degraus – Primeiro- Ouvir; Segundo: Praticar; Terceiro: Ter um coração ensinável; Quarto: Servir. Os casais que se dispõem a subir esses degraus chegam onde mora a felicidade.

Fique por dentro!

Leia agora mesmo um trecho de Família Indestrutível e confira a sinopse da obra.

Leia também:
Sua família é um tesouro

Conheça:
Você e eu para sempre
O casamento que você sempre quis
Antes de dizer sim

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!