Skip to content Skip to footer

Especial “Bible journaling”: O que é e como fazer?

Confira a primeira parte de nossa entrevista com Kelen Franco, entusiasta do Bible journaling no Brasil, fundadora e CEO da grife de papelaria cristã Fé Ilustrada

Você sabe o que é Bible journaling?

É a arte de registrar memórias e aprendizados nas páginas da Bíblia, tornando-a um diário de anotações, desenhos, colagens e demais expressões artísticas. A prática devocional está se popularizando no Brasil e traz diversos benefícios para o cristão que deseja ampliar seu conhecimento das Escrituras, desenvolver a espiritualidade e dedicar tempo de qualidade para a comunhão com Deus.

Kelen Franco, fundadora e CEO da Fé Ilustrada.

Para saber mais sobre a prática do Bible journaling, conversamos com Kelen Franco, fundadora e CEO da Fé Ilustrada, uma grife de papelaria cristã que tem a missão de conectar pessoas com Deus através da Palavra. Kelen, entusiasta do Bible journaling no Brasil, tem um vasto currículo no âmbito artístico: estudou Música na Faculdade Estadual de Londrina e Teologia pela Faculdade Teológica Sul-Americana. Ela é palestrante, cantora, preparadora vocal e já gravou mais de 300 músicas como backing vocal de importantes nomes da música brasileira.    

Um conteúdo especial

Nosso bate-papo com Kelen rendeu um especial dividido em três partes:

Aqui, na primeira, intitulada Bible journaling: o que é e como fazer?, abordamos aspectos conceituais, um pouco de história e uma série de dicas para quem deseja implementar o Bible journaling como prática devocional. Na segunda, Bible journaling: Benefícios para o crescimento espiritual, trazemos informações qualitativas sobre o potencial terapêutico da atividade. Por fim, na terceira parte, Bible journaling: Espiritualidade cristã, conhecemos exemplos de como esse contato com a Palavra de Deus ajuda o cristão a diminuir o ritmo e a ter uma experiência transformadora de aprendizado.

Bora lá ficar por dentro do assunto? Tome nota!       

Mundo Cristão: Bible journaling. O que é? Como surgiu?

Kelen Franco: Bible journaling é uma forma criativa de registrar nas páginas da Bíblia o que Deus está fazendo em sua vida. É uma maneira única de anotar os sermões, aprender a Palavra e fazer um diário da caminhada espiritual. É uma maneira inspiradora e diferente de se conectar com Deus e as Escrituras, já que permite que a pessoa expresse e ilustre o que está vivenciando.  

O termo Bible journaling vem da junção de Bible [Bíblia], e journaling [diário], ou seja, é tornar minha Bíblia também meu diário de experiências, incluindo frases, resumos, anotações e pensamentos, deixando as páginas personalizadas.

Mas isso não é algo novo. Na Idade Média, antes da Bíblia impressa, a maioria dos livros eram reproduzidos e distribuídos por cópias manuais. As Bíblias eram copiadas nos mosteiros, e os artistas, às vezes, faziam ilustrações desenhadas à mão, que serviam como ferramentas explicativas.

Um dos primeiros exemplos de um livro ilustrado é o Livro de Kells, que foi escrito em latim por volta do ano 800 e contém os quatro Evangelhos. Naquela época, as Bíblias eram livros extremamente raros e importantes. Em alguns exemplares havia páginas em branco para que as famílias armazenassem retratos e anotações. A customização era característica de cada família.

Como fazer Bible journaling? Quais materiais utilizar?

Basicamente, precisa-se de uma Bíblia e uma caneta. Quem deseja praticá-lo, pode ter uma Bíblia dedicada para seu devocional criativo e outra para leitura. Quem tem receio ou não gosta de “riscar” as páginas da Bíblia, um caderno de anotações também serve.

Quanto à caneta, recomendo caneta à base de nanquim por ser um material atemporal, que nunca alterará sua cor. Ela evita borrados que a caneta esferográfica faz quando pintamos sobre ela.

O mundo do Bible journaling é ilimitado. Há grifa textos e canetas coloridas, adesivos, pinturas com tintas e aquarelas, adesivos, e por aí vai. Não digo que é necessário adquirir muito material para começar a fazê-lo, mas o universo de possibilidades é enorme, o que faz você se apaixonar e se identificar entre os diversos recursos.

Por exemplo, existe lápis de cor e lápis de cor aquarelável. Eles são bem parecidos na forma, mas há uma grande diferença no resultado artístico e na forma como são fabricados. O lápis de cor comum é feito de cera e pigmento, já o lápis aquarelável é somente pigmento prensado dentro da madeira. Quando entra em contato com a água, vira tinta e voi lá! A arte começa!

Também é possível usar tintas à base de água para pinturas. As mais usadas são tintas acrílicas que, quando usadas sem diluição e em pouca quantidade, secam muito rápido, tornando possível finalizar a ilustração imediatamente.

Outra opção é a tinta aquarelável. Usando pouca quantidade de água no pincel, é possível deixar a página da Bíblia bem colorida sem muito trabalho. As páginas enrugam um pouco porque a malha do papel expande em contato com a água. Mas o efeito fica lindo.

Bible journaling pode ser feito em aparelhos eletrônicos ou recomenda-se que seja por meio de um material impresso?

Por mais que os eletrônicos tenham chegado para facilitar nossa vida, existem atividades que são melhores e mais práticas se feitas à moda antiga, como escrever um bilhete urgente e colar na tela do computador ou escrever um cartão de agradecimento.

O ato de separar lugar à mesa ou sentar-se na poltrona para o devocional através do Bible journaling é, de fato, priorizar tempo com Deus. Você se senta para folhear a Bíblia, depois escolhe a cor da caneta, separa os materiais que vai usar. Todo esse ritual dá importância ao momento, ao lugar e à mensagem que Deus quer lhe comunicar.

Saiba mais sobre Bible journaling!

Acesse a segunda parte da entrevista com Kelen Franco  e conheça os benefícios dessa prática devocional. Ah, e fique de olho! Em breve a Mundo Cristão e a Fé Ilustrada trarão uma novidade para você.

Você também vai gostar de ler!

Como estudar a Bíblia? 6 dicas para ajudá-lo a entender a Palavra de Deus

Conheça a Bíblia de Anotações e Esboços da MC!


Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!