Skip to content Skip to footer

Especial “Bible journaling”: Benefícios para o crescimento espiritual

Confira a segunda parte de nossa entrevista com Kelen Franco, entusiasta do Bible journaling no Brasil, fundadora e CEO da grife de papelaria cristã Fé Ilustrada

Kelen Franco, fundadora e CEO da Fé Ilustrada.

Esta é a segunda parte de nossa entrevista com Kelen Franco, entusiasta do Bible journaling no Brasil, fundadora e CEO da Fé Ilustrada, uma grife de papelaria cristã que tem a missão de conectar pessoas com Deus através da Palavra. Na primeira parte do bate-papo, compartilhamos aspectos conceituais, um pouco de história e uma série de dicas para quem deseja implementar o Bible journaling como prática devocional. Se você não viu o conteúdo, acesse-o no link a seguir:

Especial “Bible journaling”: O que é e como fazer?

Acompanhe a continuação de nossa conversa com Kelen Franco e conheça os benefícios do Bible journaling para o crescimento espiritual.

Mundo Cristão: Quais benefícios o Bible journaling traz para o estudo e a aplicação da Palavra de Deus?

Kelen Franco: Destaco quatro benefícios que produzem excelentes frutos para a caminhada cristã: 1) O Bible journaling é uma prática que atrai para a Palavra; 2) Permite deixar um legado para o futuro; 3) É uma forma lúdica de memorização; e 4) É uma disciplina espiritual para todos. Explico cada benefício a seguir:

1 – Bible journaling é uma prática que atrai para a Palavra

Muitas pessoas encontraram no Bible journaling uma ferramenta para a disciplina espiritual de forma leve, um método que ajuda na concentração da leitura ou da audição de uma mensagem enquanto fazem suas anotações. Quando se torna um hábito, é comum ouvir pessoas dizendo que não veem a hora de estar com a Palavra novamente.

Um exemplo claro disso é que a maioria das pessoas que começa a praticar Bible journaling não consegue “enxergar itens de papelaria como simples itens!” Elas já começam a imaginar como aquele adesivo serviria para uma ilustração, se preocupam se a caneta ultrapassa a folha. Ou seja, os materiais comuns de papelaria se tornam um incentivo, um motivador, para mais um momento de contato com a Palavra de Deus.

2 – Permite deixar um legado para o futuro

Existem histórias de pessoas que deixaram suas Bíblias de devocional como herança para os filhos e netos, Bíblias repletas de anotações, pensamentos e lembretes que indicam o legado de uma vida com Cristo e se tornam inspiração para as gerações futuras.

O objetivo principal é o registro da caminhada de fé, dos momentos com Deus, de forma física, palpável e lúdica, por meio dos registros nas páginas da Bíblia. A longo prazo, essas Bíblias se tornam referenciais vivos e coloridos das leituras e experiências diárias de uma vida com Deus.

3 – É uma forma lúdica de memorização

Quando o Bible journaling se torna parte da rotina diária, as páginas criativas viram marcos, tornando mais fácil encontrar passagens e memorizar as Escrituras. Por exemplo, na página da aliança que Deus fez com Noé, podemos desenhar um grande arco-íris de fora a fora, ocupando as duas páginas. Assim, quando alguém folhear essa Bíblia e achar essa página, será fácil saber qual é a história contida nela.

Outro exemplo seria pintar a folha inteira de Jonas de azul, como lembrete de onde está a narrativa, ou desenhar pães e peixes perto do texto que narra o milagre da multiplicação realizado por Jesus.

4 – É uma disciplina espiritual para todos

Todos podem usar a criatividade para glorificar a Deus, seja um grupo de crianças, adolescentes ou adultos. O Bible journaling serve como catalisador de relacionamentos interpessoais.

Já presenciei uma mãe, sua filha e a avó juntas fazendo Bible journaling, conversando sobre a Palavra enquanto estavam em meio a canetinhas e adesivos. Foi um momento lindo em que puder ver o poder de estar em volta da Palavra de maneira criativa.

Bible Journaling pode ser usado com crianças, para ensiná-las a manusear a Bíblia e aprender que ela é um livro com o qual podemos nos relacionar enquanto absorvemos seus ensinos.

Quais impactos positivos pode gerar na experiência do cristão ao longo de seu aprendizado sobre a Bíblia?

Existem muitos testemunhos de pessoas que estavam com depressão, crises de ansiedade e baixa autoestima que foram curadas ao voltarem a ler a Palavra, a  ter um tempo com Deus e desfrutar da Sua presença, motivadas pelo Bible journaling.  

Creio que é mais uma ferramenta nas mãos do Senhor. E Deus é criativo para fazer, através dessa ferramenta, muito mais do que pensamos ou imaginamos, porque seu poder opera em nós.

E em sua caminhada pessoal, como o Bible journaling a ajudou?

Eu sempre tive o hábito de rabiscar meus livros. Minha mãe me dava bronca por isso. Mas enquanto lia, anotava, fazinha setinhas, grifava. Acho que isso é uma maneira de interagir com a leitura e aprender.

Com a Bíblia não foi diferente. Ainda quando pequena, por volta dos 10 anos de idade, eu sublinhava os versículos lidos, colava figurinhas do Smilinguido e anotava a data na lateral. Sempre foi assim. Percebi que isso se tornou uma prática na minha leitura e uma ferramenta importante no meu relacionamento com Deus.

Quando descobri que isso se chamava Bible journaling, não precisei estudar para aprender, porque eu já fazia isso desde a infância.

É possível falar em efeitos terapêuticos da atividade? Se sim, quais são?

James W. Pennebaker, Ph.D., professor da Universidade do Texas, em Austin (EUA), defendeu a teoria de que “o ato da escrita pode facilitar a cura”. Pennebaker descobriu que é possível a cura de traumas físicos e mentais através da escrita em um diário.

No livro Gerenciando o luto através da escrita em um diário, (em inglês Managing Grief through Journal Writing), Kathleen Adams, psicoterapeuta especializada em escrita direcionada como ferramenta de cura, provou que dois terços de seus pacientes melhoravam drásticamente quando entravam no fluxo da escrita consciente, e afirmou: “A sabedoria convencional nos ensina que escrever um diário em tempos de traumas catastróficos é uma coisa boa e útil a se fazer. As ‘linhas pretas finas / em papel branco engomado’ são gentis e pacientes. Elas testemunham sem julgamento, contêm sem confinamento, se enchem e se tornam mais em processo de catarse”.

Da mesma forma, o Bible journaling pode ser terapêutico. A escrita, os desenhos, os materiais e o tempo investido trazem naturalmente uma sensação de bem-estar e leveza, o que torna mais fácil a absorção da mensagem da Palavra e a reflexão, para que haja mudança de pensamento e transformação de vida.

Pessoalmente, eu vivi isso na prática. Tive depressão no ano de 2014. Eu passava horas em contato com a Palavra, anotando, rabiscando e desenhando. Essa era a única coisa que eu conseguia fazer, e creio, com toda certeza, que Deus usou o Bible journaling para me trazer cura.

Saiba mais sobre Bible journaling!

Acesse a terceira parte da entrevista com Kelen Franco e conheça os frutos da atividade para a vida devocional e espiritual. Ah, e fique de olho! Em breve a Mundo Cristão e a Fé Ilustrada trarão uma novidade para você. 

Você também vai gostar de ler!

5 dicas para criar um hábito de oração

Conheça a Bíblia de Anotações e Esboços da MC!

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!