Skip to content Skip to footer

É a vez dos bibliotecários nos bastidores MC!

No Dia do Bibliotecário, 12 de março, compartilhamos informações curiosas sobre a atividade e uma homenagem a todos os profissionais do ramo

No dia 12 de março, celebra-se o Dia do Bibliotecário! E é claro que a seção bastidores MC não poderia deixar de homenagear esses profissionais imprescindíveis quando o assunto é o acesso rápido, prático e assertivo à informação.

Em nosso mundo globalizado, em que o conhecimento se renova rapidamente, o trabalho do bibliotecário é fundamental. Ele é alguém capacitado a avaliar, administrar, catalogar, sistematizar e disponibilizar diversos tipos de publicações, do livro impresso aos arquivos digitais, como fotos e vídeos. Altamente informado, ele facilita a vida de estudantes, pesquisadores e leitores ávidos por encontrar bibliografias ou referências adequadas para os mais diversos objetivos.

Em virtude de sua formação multidisciplinar, que envolve áreas como Línguas Estrangeiras, História, Comunicação, Cultura e Política, Ciência da Informação, Documentação e Informática, o bibliotecário possui habilidades que o tornam apto a analisar a qualidade do material informativo, sejam imprecisões, plágios ou fakenews.

Por seu perfil altamente analítico, detém os conhecimentos e técnicas necessários para lidar de maneira qualificada com a dinâmica de um mundo pós-moderno, em que há excesso de informação e alta necessidade de filtros que viabilizem a identificação do que é autêntico. Não é à toa que se fala sobre o aumento da demanda por profissionais do ramo.

Além de tudo isso, ele é o protagonista que torna as bibliotecas esse lugar tão singular, em que leitores e autores, mentes e obras, palavras e almas se conectam. Ele é um educador que dissemina o saber, fomenta a transformação e enriquece a nossa jornada.

A todos os bibliotecários, o muito obrigado da equipe Mundo Cristão!

Feliz 12 de março. Feliz Dia do Bibliotecário! •

Você também vai gostar de ler!

O papel do auxiliar editorial

Como é o processo de criação de capas de livros

O que é produção editorial?

5 princípios fundamentais que todo tradutor precisa saber

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!