Skip to content Skip to footer

“Corpo como Palavra”, um livro sobre saúde física, mental, relacional e espiritual

Livro de Karen Bomilcar, psicóloga clínica e mestre em Teologia, convida o leitor a compreender a importância da saúde em sua integralidade e a implementar ações adequadas de autocuidado e acolhimento de quem sofre 

É tempo de a igreja falar sobre saúde física, mental, relacional e espiritual.

Observe estes dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): “Quase 1 bilhão de pessoas vivem com um transtorno mental, 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio. E agora, bilhões de pessoas em todo o mundo foram afetadas pela pandemia COVID-19, que está causando um impacto adicional na saúde mental das pessoas”.

Talvez você conheça ou seja alguém que está enfrentando um período de crise, dor e sofrimento causados por uma enfermidade física ou pelo adoecimento psíquico. É capaz que já perceba sinais de alerta e esteja buscando um modo mais saudável de levar a vida, lidar com seu corpo e proteger suas emoções. Pode ser que tenha sido despertado para a importância de respeitar limites e levar a saúde a sério. É possível que esteja em busca de esperança…

Saúde… sim, precisamos abordá-la, preservá-la e valorizá-la como pauta e prática de vida cristã.

E o que é saúde? Como abordar o tema na perspectiva da fé cristã?

Karen Bomilcar, autora de Corpo como Palavra: Uma visão bíblica sobre saúde integral , esclarece a questão ao apresentar seu livro, novidade da MC: 

“A saúde é uma questão ampla que pode ser compreendida de diversas formas. Na maioria da literatura, o conceito de saúde está ligado à definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) como um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Do ponto de vista bíblico, o conceito de saúde pode ser expandido e implicar integridade e integração, a harmonia entre corpo, mente e espírito; entre o indivíduo e os outros; e entre o indivíduo, a natureza e Deus. Portanto, para abordar o tema da saúde é necessário expandir nossa compreensão do corpo humano e da própria Criação. Encontramo-nos e nos relacionamos como seres encarnados. O corpo desempenha um papel essencial na forma como existimos no mundo e, consequentemente, é a partir dele que trataremos do tema saúde.”

Um livro cristão sobre a saúde em todas as suas dimensões

Em Corpo como Palavra, Karen Bomilcar apresenta, sob a perspectiva da saúde pública e da teologia, a conexão entre ciência e fé para compreender a criação divina como um todo inseparável: mental, espiritual e físico. Sua abordagem integra os fatores biológicos, psicológicos, espirituais e culturais que condicionam o ser humano, revelando um cuidado especial no tratamento adequado de pessoas em situações de adoecimento.

Na obra, a autora mostra que é preciso integrar, à luz do evangelho, o exercício da fé cristã com todas as áreas de nossa vida, correlacionando-as a nossa história. A partir de uma instigante reflexão sobre a interface entre fé, saúde e comunidade, Karen convida os leitores — e a igreja — a acolher a fragilidade e o sofrimento e a promover, sob a ótica da ressurreição, a restauração individual e comunitária, sempre atentos às carências e aos questionamentos da sociedade. O resultado é um livro repleto de informações e princípios de vida, para quem deseja compreender a saúde numa perspectiva multifacetada e implementar ações que visam ao autocuidado e ao acolhimento e socorro de quem sofre.

Diálogo interdisciplinar

Em Corpo como Palavra, Karen apresenta o fruto de uma cuidadosa pesquisa amplamente embasada em fontes teológicas, científicas e em uma larga experiência profissional, acadêmica e ministerial.

Karen é graduada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, com especialização em Psicologia Clínica Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), é mestre em Teologia e Estudos Interdisciplinares pelo Regent College, no Canadá, integra o Young Leaders Generation (YLGen) e é mobilizadora da rede “Saúde para todas as nações”, do Movimento Lausanne. Atualmente, trabalha como psicóloga hospitalar na área de saúde pública e como psicóloga clínica, e leciona nas áreas de Aconselhamento, Espiritualidade Cristã e Saúde no Seminário Teológico Servo de Cristo e no Centro Cristão de Estudos.

Por meio de um texto instigante, a autora elucida temas primordiais para a sociedade e a igreja do século 21 — sobretudo após o choque causado pela pandemia — e apresenta uma teologia que conecta o evangelho à vida concreta das pessoas. Seu convite estimula o leitor ao autocuidado e à valorização do outro.

Dentre diversos assuntos, Karen chama a atenção para o despreparo que muitas comunidades cristãs apresentam ao lidar com a saúde mental. Dessa forma, ao citar Augustine Meier, renomado escritor e professor da área de psicologia, sinaliza a importância do diálogo interdisciplinar entre a teologia, a psicologia e a medicina, não como sistemas concorrentes, mas sim complementares ou informativos, que visam ao bem das pessoas em sua totalidade.

Nas palavras de Karen…

A comunidade cristã ainda luta com aquilo que chamamos de saúde mental. Em diversos ambientes onde circulo, seja na área da assistência ou na do ensino, tenho sido questionada sobre o despreparo das comunidades de fé ao lidar com esse tema. Diálogos e reflexões ainda são necessários em muitas comunidades. Há um reducionismo na forma de lidar com questões de ampla complexidade, como é o ser humano. A vida não é linear, uma sequência de situações de causa e efeito. Ainda que o coração humano continue sendo o mesmo desde sempre, as demandas pastorais se ampliaram à medida que o mundo moderno foi se tornando mais intrincado. […]

Nessa falta de habilidade da igreja para abordar questões de perdas cognitivas e transtornos mentais, parece persistir uma estigmatização daqueles que lutam com o desequilíbrio emocional, como se a fé ou a ausência dela fosse o fator definidor dessa complexa e multifacetada equação. Isso impacta diretamente a forma como a comunidade oferece apoio a pessoas que enfrentam adoecimentos psíquicos, bem como o amparo destinado a suas famílias e amigos.

Inovador

O caráter inovador de Corpo como Palavra proporcionou-lhe o reconhecimento de renomados profissionais da área da saúde e de teólogos de referência:  

O trabalho de Karen Bomilcar na área da saúde resulta de uma fé cristã profunda e integradora. A cura, para ela, nunca pode ser entendida em termos puramente técnicos ou científicos; antes, está intimamente ligada à totalidade e ao bem-estar físico, mental, relacional e espiritual. Sua abordagem tem raízes profundas nas Escrituras e na tradição Cristã […]. É uma visão holística e convincente para a vida no mundo de Deus, e estou muito feliz em recomendar este trabalho.

Dr. Iwan Russell-JonesProfessor de Teologia, Artes e Cultura no Regent College, Canadá

Neste livro, Karen resgata a rica contribuição cristã que afirma a dignidade do corpo, e nos ajuda a compreender que o propósito da espiritualidade cristã é nos apresentar integralmente a Deus — este é o verdadeiro culto.

Ricardo Barbosa de SousaPastor da Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília, e diretor do Centro Cristão de Estudos (CCE)

Karen fundamentou sua abordagem de saúde e cura em três grandes conceitos bíblicos que estão no cerne da fé cristã e da antropologia teológica: a imagem de Deus na humanidade, a encarnação de Jesus e a comunidade cristã.

Recomendo sua refrescante abordagem integrativa. Este livro enriquecerá a todos os cristãos, especialmente aqueles que desejam promover cuidados.

Dr. W. Ross HastingsProfessor de Teologia Pastoral no Regent College, Canadá

Um livro para você!

Corpo como Palavra é indicado para toda e qualquer pessoa que deseja implementar práticas adequadas de promoção da saúde (de si e dos outros), entender os principais desafios de nosso tempo e viabilizar um ambiente favorável para a cura e a esperança. Um livro fascinante para ler, reler e indicar.

Gostaria de traduzir questões que por vezes se perdem no rigor acadêmico e no debate intelectual, e colocá-las em palavras acessíveis e ações práticas para o dia a dia, nas situações que enfrentamos cotidianamente na pastoral, nas amizades, na família. Trazer essas reflexões para as rodas de conversa, os pequenos grupos, as conversas do coração com os amigos e familiares. Trazer essas reflexões para as conversas com Deus.

Creio que quanto mais nos humanizamos e encaramos nossas fragilidades, quanto mais abrimos espaço para a ação do Espírito Santo em nós, quanto mais ampliamos a compreensão e o coração para nos enxergarmos na relação com Deus e uns com os outros de forma (inter)dependente e amorosa, tanto mais poderemos sinalizar o reino de Deus de forma encarnada para florescer nos lugares onde Deus nos plantou.

Karen BomilcarAutora de Corpo como Palavra

A novidade já está à venda nas livrarias.

Conheça também:

O espinho na carne e a graça de Deus

De bem com você

Minha história de perdão e cura

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!