Skip to content Skip to footer

Como superar uma decepção?

7 conselhos para você que precisa voltar a sorrir e acreditar no amanhã

Há circunstâncias difíceis que podem nos empurrar para um turbilhão de ansiedade, medo e angústia. Não raras vezes, quando sofremos desilusões, sentimo-nos sem esperança e desencorajados pelo impacto da dor que alguém ou uma eventualidade nos causou. A frustração nos deixa confusos, sem saber como agir e com dúvidas se a vida voltará a ser o que um dia foi. Você se sente assim?

Se você deseja superar uma decepção, leia 7 conselhos que certamente lhe darão fôlego e perspectiva para prosseguir. Com o objetivo de facilitar a compreensão de cada princípio, criamos o acróstico S-U-P-E-R-A-R, incentivando-o, por meio de cada inicial, a dar passos de fé e sabedoria para novas e gratificantes experiências. Na sequência de cada conselho, você encontrará dicas de livros cristãos sobre motivação, autoconhecimento, superação, oração e fé, que certamente lhe proporcionarão bons momentos de leitura e refrigério. Acredite, você vai sair conseguir!

Princípios para S-U-P-E-R-A-R:

Saiba que a dor vai passar

Ao estar ferido por alguma circunstância, você pode ter a impressão de que o sofrimento nunca passará. Choques causados por situações como traição, separação, falsidade, frustração, demissão, violência e injustiças podem fazê-lo sentir como se estivesse sagrando. É possível que você não pare de pensar no que aconteceu e esteja com todo o seu aparato emocional mobilizado ao evento, ficando abatido e desesperançado.

Se for este o quadro, respire fundo, acalme-se e acredite nesta verdade: a dor vai diminuir aos poucos até passar. Os machucados tendem a cicatrizar e sarar. O que hoje parece uma desilusão, amanhã pode parecer até mesmo um grande livramento. Dê tempo ao tempo, não se entregue à ansiedade e observe como o passar dos dias atuará eficazmente na cura de suas emoções.

Se você precisa de paciência diante da dor, considere a leitura de O Deus da esperança: Motivação e alegria em meio às dificuldades da vida, escrito por Flavio Valvassoura

Use a ciência a seu favor

Engana-se quem pensa que a pessoa de fé não pode consultar um psicólogo ou um psiquiatra para ajudá-la a lidar com problemas que afetam as emoções. O cérebro é como qualquer outro órgão e precisa ser tratado como tal. Deus, em sua infinita graça, deu ao ser humano capacidade de gerar conhecimento e encontrar recursos que lhe facilitem a vida. Portanto, se você percebe que está em meio a um estado crítico no que diz respeito à sua saúde emocional, busque ajuda especializada.

Conheça: O espinho na carne e a graça de Deus: Como as piores circunstâncias podem ser usadas para o nosso bem, livro escrito por Marcelo Aguiar, pastor, teólogo e psicólogo.

Perdoe

O perdão é fonte de cura, tanto para quem perdoa quanto para quem é perdoado. Ao oferecer perdão, você atua proativamente na resolução de um dissabor que não vale a pena alimentar. Perdoar não é fácil, mas é extremamente benéfico, inclusive para o seu coração! Foi isso o que constatou um curioso estudo apresentado no 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). A pesquisa da psicanalista Suzana Avezum, profissional com mais de 36 anos de carreira, apontou que o ato de perdoar pode estar relacionado com a diminuição dos riscos de enfarte. Interessante, não? Leia matéria completa sobre a importância do perdão publicada no site da Sepal.

Se você precisa perdoar ou se sentir perdoado, indicamos a série Perdão total, escrita por Maurício Zágari: Perdão total, Perdão total no casamento e Perdão total na Igreja

Conheça também a surpreendente biografia de Stormie Omartian: Minha história de perdão e cura

Espere o melhor

Tenha em perspectiva que o futuro está cheio de possibilidades magníficas. Ainda que a decepção tenha sido resultado de um erro ou imprudência que você cometeu, saiba que essa falha não define quem você é nem o seu amanhã. Todos estão sujeitos a erros. O importante aqui é extrair lições de cada experiência e usá-las para crescer e ser cada dia melhor. Deus está disposto a ajudá-lo a desbravar horizontes e a transformar sua tristeza em alegria. Ele pode fazer com que todas as coisas cooperem para o seu bem (Rm 8.28). Sempre é tempo de recomeçar, sonhar e avançar.

Para renovar sua expectativa em relação ao amanhã, conheça: Como Deus transforma a tristeza em alegria, escrito por Luciano Subirá

Reúna-se com quem coloca você para cima

Evite pessoas negativas que só falam de problemas e conspirações; afaste-se de quem somente aponta falhas e faz com que se sinta aquém de tudo e de todos. Essa toxicidade mina a coragem e extenua as emoções. Priorize quem tem palavras de ânimo e edificação.

Esteja com amigos que ofereçam um ambiente acolhedor de diálogo, renovação e oração. Pense com carinho na possibilidade de fazer parte de um grupo de apoio ou de participar de atividades de discipulado. Passe tempo com irmãos na fé que têm comunhão com Deus, experiência e testemunho de vida para orientar, aconselhar, edificar e ensinar. 

Conheça dois sucessos de David Kornfield no tocante ao assunto: Introdução à restauração da alma, Aprofundando a restauração da alma através de grupos de apoio

Acredite em suas qualidades

É incontável o número de pessoas que se sentem diminuídas após eventos traumáticos, como um divórcio, uma demissão ou traição. Pelo fato de se sentirem “descartadas” ou “trocadas”, passam a projetar seu valor na rejeição que sofreram e a desacreditar em si. Não faça isso! Você tem valor, talento e qualidades. Você é precioso, único e possui capacidade de ser e fazer outras pessoas felizes, de contribuir e somar. Você não é descartável.

Se alguém decidiu deixá-lo e cortar relações e já não há pontes para a reconciliação, siga adiante olhando para Jesus e na certeza de que outras pessoas ou empresas — no caso de uma demissão — reconhecerão o brilho que há em você.

Para saber como Deus o vê, inspire-se com Reflexos da alma: Descubra sua verdadeira identidade, escrito por Ana Paula Valadão, Devi Titus e Helena Tannure

Ria e sorria!

Ficar de cara fechada, ranzinza ou jogado no sofá não ajudará se o seu objetivo é superar uma decepção. Ao invés disso, faça algo que lhe agrade e invista em atividades que lhe tragam frescor, alegria e boas risadas. Ouça um bom podcast cristão, leia livros divertidos e inspirativos, alimente sua mente com conteúdo de qualidade, passe tempo com Deus. Talvez o que você mais precise agora seja de boas gargalhadas!

Informe-se e divirta-se com as livros de Kevin Leman, doutor em Psicologia e autor de vários títulos cristãos lançados pela MC

Dica bônus fundamental: Ore e leia a Palavra de Deus!

A Bíblia é a carta de amor do Pai a você. Por meio dela, você aprende que a oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados (Tg 5.16). Orar e ler a Bíblia será um diferencial neste momento. Para esta dica bônus, incentivamos a leitura dos artigos: “Por que a oração funciona?”, “Benefícios da oração” e “Versículos bíblicos para o coração frustrado”, publicados aqui no blogue MC.

Fique bem e respeite seu tempo

Não se sinta culpado de estar triste. Não pense que você é fraco porque está sem forças. Deus entende você e está atento a tudo o que aflige sua vida. Olhe que belo este trecho do Salmo 56: “Conheces bem todas as minhas angústias; recolheste minhas lágrimas num jarro e em teu livro registraste cada uma delas” (v.8, NVT). Você reparou a afirmação do salmista? Deus — o Pai Celestial, o Criador do universo — tem um registro de cada uma de suas lágrimas. Que declaração sublime, não é mesmo? Ele conhece, ama e oferece auxílio a você.

Ainda que tudo pareça destruído e sem solução, fortaleça-se em Deus e deixe a poeira baixar, um dia de cada vez. O Pai pode lhe dar completa restauração e fazer dessas ruinas matéria-prima preciosa para construir uma nova e surpreendente história. Mantenha a fé e prossiga com determinação. Deus não o deixará nenhum instante sequer.

Conheça também:

Gloriosas ruinas

Avante!

Uma jornada de autodescoberta

Escolha a alegria

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!