Skip to content Skip to footer

Como honrar a Deus com o meu trabalho?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o trabalho é uma dádiva e Deus tem orientações claras sobre o assunto

O trabalho é uma benção. Por meio dele o homem tem a possibilidade de usar seus dons e talentos, superar desafios e contribuir de forma significativa para a vida de outras pessoas, seja por meio da partilha do conhecimento ou por oferecer um serviço ético e impecável.


É trabalhando que o homem descobre muitas de suas habilidades, provê o sustento para a família e encontra motivação para crescer e se desenvolver como pessoa e como profissional. O trabalho é uma criação de Deus. 


O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e o cultivar. Gênesis 2.15.  

Um trabalho realizado com cuidado é um meio de glorificarmos a Deus e testemunharmos ao mundo um estilo de vida pautado pela ética e responsabilidade.

O resultado de uma atuação zelosa é exposto na Bíblia em Provérbios 22.29: Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e perfeição? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei. 

É bom quando o cristão reconhece que suas atividades diárias podem ser um contínuo ato de louvor a Deus, uma expressão dos valores que permeiam sua vida, uma forma de ser “sal e luz” independentemente do local onde esteja, seja na igreja ou no escritório.  

É interessante também perceber que Deus em Sua Palavra, a Bíblia, fala claramente sobre o tema “trabalho”.

Observe o que está escrito em Efésios 6.5-8: 

Escravos, obedeçam a seus senhores com respeito e temor. E façam isso com sinceridade como o fariam a Cristo. Não agradem aos seus senhores só enquanto eles estão vigiando, mas, como escravos de Cristo, façam de coração o que Deus quer. Trabalhem alegremente e com dedicação, como se estivessem trabalhando para Cristo, e não para pessoas. Lembrem-se de que o Senhor lhes recompensará cada coisa boa que fizerem, quer vocês sejam escravos, quer sejam livres. 

Em pleno século 21, nossa situação é bem diferente daquela vivida pelos escravos na antiguidade.

Temos benefícios, direitos, conforto e liberdade. Queixas à parte, devemos nos atentar ao princípio das Escrituras: “Trabalhem alegremente e com dedicação, como se estivessem trabalhando para Cristo”.

Aqui, cabem algumas perguntas: 


>  Como está o seu trabalho?

> Mesmo quando a situação é desfavorável, você continua tendo Cristo como o destinatário de seus esforços ou você tenta burlar o sistema e entregar um serviço “meia-boca”?> VOCÊ ACREDITA QUE DEUS ELOGIARIA A SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL?


Mais importante que o elogio do chefe, o reconhecimento da parte de Deus é o que realmente conta. E, de fato, Ele vê tudo. Lembrem-se sempre do Senhor, o seu Deus, que dá a vocês a capacidade para enriquecer […]. Deuteronômio 8.18. Amanhã, quando chegar ao local onde desenvolve seu ofício profissional, lembre-se disso: Você está trabalhando para Deus. Por isso, faça o seu melhor! 

Fique por dentro!

Você sabia que dentre as categorias de publicações da MC há uma dedicada para a área de negócios? Conheça alguns títulos de nosso catálogo dedicados ao seu desenvolvimento profissional. Clique aqui e confira. 

Leia também:

Entrevista com o Pr. Carlos Alberto Bezerra, autor de “Uma vida com prioridades”As 25 leis bíblicas do sucesso

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!