Skip to content Skip to footer

Como criar boas memórias com os filhos e o cônjuge?

“Você tem apenas um breve período de tempo para fazer diferença na vida de sua família. Agora é a hora de fazer isso”, diz Kevin Leman em “Transforme sua família em cinco dias”

Por Kevin Leman em Transforme sua família em cinco dias

Vamos encarar os fatos. Você chega à minha idade e é lembrado diariamente que o tempo corre na velocidade de um raio. De fato, há dias em que me sinto mais ou menos como Tom Cruise, que, nos filmes da série Missão impossível, parece voar ou correr arranha-céus abaixo. A vida parece um borrão. Mas a coisa mais importante de todas é nos concentrarmos na missão: ter uma família transformada na sexta-feira.

O que isso significa e como podemos realizar essa missão?

Significa reservar tempo para ficarem uns com os outros, ainda que seja apenas uma noite por semana, quando os celulares estarão guardados numa gaveta, para que ninguém possa se intrometer.

Significa jantares em família, nos quais a opinião de cada pessoa é importante, é ouvida e é incentivada, concordem ou não os outros membros da família.

Significa comunicar pensamentos, sentimentos e desejos num ambiente seguro de aceitação incondicional.

Significa criar oportunidades de aprendizado. Significa ouvir a música de seu filho — ainda que seja uma música que você jamais escolheria ouvir. Significa assistir a filmes e discuti-los juntos. Significa dar ouvidos aos comentários que seus filhos fazem e dizer: “Notei isso. Fale mais sobre esse assunto”. Significa envolver-se no mundo deles de modo que você possa se tornar um porto seguro para o qual possam retornar. Significa colocar-se atrás dos olhos do outro para ver como ele enxerga a vida.

Significa divertirem-se juntos. Diversão cheia de riso e folia. O tipo de diversão da qual vocês vão falar daqui a vinte anos com seus filhos e netos. Porque a família que brinca unida é a família que permanece unida e desfruta da caminhada juntos.

“Família que brinca unida é a família que permanece unida e desfruta da caminhada juntos”.

É por isso que, na família Leman, priorizamos estar juntos e nos divertir. Acabamos de encerrar uma semana deliciosa em nosso chalé de verão, no oeste do estado de Nova York. Fico emocionado por todos os meus cinco filhos adultos quererem estar juntos. De fato, eles fazem grandes esforços a fim de organizar suas agendas e também separar o dinheiro para voar do Arizona ou da Califórnia para Nova York, de modo a desfrutar de tempo em família.

Na semana passada, rimos tanto que quase caímos na água enquanto andávamos de barco.

Nós nos esbaldamos de cantar enquanto esperávamos a garçonete que nos atenderia. Quando ela chegou e perguntou o que gostaríamos de beber, todos gritamos ao mesmo tempo o que queríamos. “Tudo bem, cambada, vamos começar de novo”, eu disse. E fizemos a mesma coisa outra vez. A garçonete não conseguiu evitar e morreu de rir também. Cheguei até a notar certo molejo a mais em seus passos quando ela nos deixou e foi atender outros clientes.

Marchamos num desfile barulhento por todo o interior de nossa casa, subindo e descendo a escada e cantando músicas infantis. Colocamos chapéus esquisitos ou panelas na cabeça, ou batemos uma colher numa panela para celebrar o aniversário de alguém da família. Para o mundo lá fora, podemos parecer completamente loucos. Mas nós, os Leman, sabemos que as tradições, as pequenas coisas, é que são importantes, que tornam o tempo que passamos juntos especial e memorável.

A vida às vezes é dura? Sim, é. Mas a vida não precisa ser tão séria a ponto de você deixar de se divertir em família. Por isso, se você não está tendo diversão, é hora de fabricar alguma.

Você tem apenas um breve período de tempo para fazer diferença na vida de sua família. Agora é a hora de fazer isso.

Ter uma família transformada na sexta?

É uma missão possível. •

Leman, Kevin. Transforme sua família em cinco dias: uma proposta surpreendente que você precisa testar. 1. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2019. Págs. 149-151.

Saiba mais!

O texto que você acaba de ler foi extraído do livro Transforme sua família em cinco dias, escrito por Kevin Leman. Repleto de testemunhos inspiradores, informações curiosas e abordagens divertidas, a obra traz um apanhado de conteúdos importantes para todo leitor que deseja ser um agente participativo na restauração de seu lar e melhorar a comunicação, a cooperação e o respeito entre as pessoas a quem ama. A cada capítulo, Leman, renomado psicólogo clínico de fama internacional, aborda temas preciosos para a saúde da família e mostra soluções possíveis para os problemas do dia a dia, tudo por meio de uma proposta fácil e altamente prática.

Para adquirir o seu exemplar de Transforme sua família em cinco dias, clique aqui.

Outros livros de Kevin Leman:

Transforme seu filho até sexta-feira

Entre lençóis

Direto ao ponto: sexo e intimidade no casamento

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!