Skip to content Skip to footer

Carne podre, ataque químico, violência… o que fazer?

Não aceite a situação passivamente, alce a voz, arregace as mangas e seja um canal de transformação

As manchetes assustam: carne podre vendida como produto apto a ser consumido; dezenas de mortos em suposto ataque químico, corrupção, escândalos, violência e roubo desmedido.

Ficamos atônitos ao depararmos com a maldade que parece avançar a passos largos e sentimos, abalados, uma sensação de impotência diante da situação. Falta ética, amor, compromisso com o próximo e senso de humanidade. Em tal contexto, o que um cristão deve fazer?

O seguidor de Jesus Cristo não deve aceitar a situação vigente de maneira passiva. Ele é chamado a fazer a diferença na sociedade e, por onde for, espelhar o caráter de Jesus.

Longe de ser um mero espectador,

aquele que professa a fé no Salvador deve combater o mal e expor as obras infrutíferas das trevas à luz (Ef 5. 1-16); deve empenhar-se em ações práticas e ser um agente de mudança; deve alçar a voz e fazer-se ouvir, promovendo a justiça e a equidade.  

Em um mundo onde impera a lei do lucro e da ganância, no qual quem vence é o mais “esperto”, o cristão deve portar-se com inteligência e discernimento, ser atento e prudente, sabendo que os dias são maus (2Tm 3.1-5). Jamais deve pensar que o amor deve dar lugar à apatia ou à ingenuidade.

Embora a maldade seja crescente,

essa realidade não é nenhuma novidade. Já havíamos sido advertidos acerca do esfriamento do amor (Mt 24.12). O cristão precisa ser estratégico para movimentar-se com sabedoria e promover a transformação que vem apenas por meio do relacionamento do ser humano com Jesus Cristo.

Portanto, sejam cuidadosos em seu modo de vida. Não vivam como insensatos, mas como sábios” (Ef 5.15, NVT).

Além disso, o servo do Senhor deve orar. Essa é a poderosa arma sobrenatural que o cristão tem à disposição. Por meio do clamor fervoroso e confiante, ele se alia ao Deus que tem todo o poder para operar maravilhas e desbancar os feitos dos homens maus.

A oração fortalece e anima, conecta o coração do homem ao Criador e o conforta enquanto intercede para que a vontade do Pai seja feita na terra assim como no céu.

Sim. As notícias são assustadoras.

Mas há algo que podemos fazer! Não é tempo de silenciar a voz e retroceder. Pelo contrário, é tempo de avançar e impactar o mundo com a mensagem de esperança, as boas novas do Evangelho, de que o bem sempre vence!

Empenhe-se, aja com sabedoria e ore. Disponha-se a fazer a sua parte e junte-se àqueles que também querem ser canal de bênçãos. O mal jamais terá a última palavra. Que tal dar o primeiro passo agora mesmo?

Você também vai gostar de ler:
Igreja e engajamento social: As dores e as alegrias da ação humanitária

Conheça:
Ore pelas nações
Teologia da trincheira
Convulsão protestante
O Brasil tem cura

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!