Skip to content Skip to footer

Boas obras e vida cristã

Na semana em que comemoramos o Dia da Caridade, partilhamos uma reflexão sobre a importância das boas obras na prática da vida cristã e dicas de como implementá-las a partir de gestos simples e transformadores

Veja o que Jesus nos diz em Mateus 5.14-16:

“Vocês são a luz do mundo. É impossível esconder uma cidade construída no alto de um monte. Não faz sentido acender uma lâmpada e depois colocá-la sob um cesto. Pelo contrário, ela é colocada num pedestal, de onde ilumina todos que estão na casa. Da mesma forma, suas boas obras devem brilhar, para que todos as vejam e louvem seu Pai, que está no céu.”

A partir desse texto, podemos extrair três verdades da vida cristã:

  1. Somos luz do mundo;
  2. Deus deseja que nossa luz brilhe por meio de boas obras;
  3. Quando iluminamos o mundo por meio de boas obras, outros louvam nosso Pai que está no céu.

Seu modo de agir traz honra, glória e louvor a Deus!

O cristão não é salvo pelas boas obras, mas pela graça de Deus (Ef 2.8-9). No entanto, as boas obras são demonstração da ação redentora de Cristo em seu interior. A nova vida como filho de Deus, habitado pelo Espírito Santo, impele o cristão a fazer o bem e a refletir o próprio amor de Jesus em gestos concretos. 

Leia e medite por um instante nas palavras de Tiago 2.14-20.

De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém? Se um irmão ou uma irmã necessitar de alimento ou de roupa, e vocês disserem: “Até logo e tenha um bom dia; aqueça-se e coma bem”, mas não lhe derem alimento nem roupa, em que isso ajuda? Como veem, a fé por si mesma, a menos que produza boas obras, está morta.

Mas alguém pode argumentar:“Uns têm fé; outros têm obras”. Mostre-me sua fé sem obras e eu, pelas minhas obras, lhe mostrarei minha fé! Você diz crer que há um único Deus. Muito bem! Até os demônios creem nisso e tremem de medo. Quanta insensatez! Vocês não entendem que a fé sem as obras é inútil?

Tiago 2.14-20.

Fé cristã e boas obras são indissociáveis. Um cristão genuíno faz o bem, pratica boas obras.

Ação!

Nesta semana iniciada pelo Dia da Caridade (19 de julho), queremos convidá-lo a avaliar seu papel como cristão em meio às pessoas de seu convívio e entorno social. Você tem sido efetivo ao ser luz do mundo? Para animá-lo, incentivamos a implementação de ações simples e factíveis que têm enorme potencial de transformação. Tais atitudes podem começar dentro de casa, no ambiente de trabalho ou na vizinhança. Tome nota, veja dicas de leituras adicionais e faça a diferença!

Caridade na prática

Expresse amor às pessoas a quem você quer bem: Talvez o comportamento daquele filho rebelde ou a indiferença do cônjuge seja, no fundo, um clamor por mais afeto. Aproveite o dia para abençoá-lo de modo especial, seja por meio de um abraço apertado, de um elogio, de um presente, da ajuda em uma tarefa ou do tempo de qualidade. Para saber mais acerca da importância de comunicar amor aos seus entes queridos, conheça alguns de nossos livros cristãos para casais, pais e mães e sobre comportamento e relacionamento interpessoal: As 5 linguagens do amor, As 5 linguagens do amor das crianças, As 5 linguagens do amor dos adolescentes; As 5 linguagens da valorização pessoal no ambiente de trabalho.

Faça um agrado ao seu cônjuge, brinque com seus filhos: Ainda no tocante à vida familiar, aproveite esta semana para implementar melhorias no dia a dia do lar. Um enorme bem que você faz é estabelecer novas regras de conduta e comunicação, incentivando cada membro a falar somente o que é benéfico para a edificação, a priorizar o bom convívio entre todos. Além disso, separe na agenda momentos de descontração com seu cônjuge e filhos e aproveite ao máximo a companhia, a conexão, o carinho e a oportunidade de crescerem como família. Para gerar mais alegria, empatia e entendimento em casa, conheça: Transforme sua família em cinco dias, Transforme seu filho até sexta, Família indestrutível, Faça você mesmo; Espiritualidade em família.

Doe uma refeição e dê calor humano a um morador de rua: Sabe aquela pessoa que você sempre vê sentada ou perambulando nas ruas adjacentes à sua casa ou local de trabalho? Que tal aproveitar esta semana para comunicar-lhe o amor de Jesus por meio de um ato de fraternidade? Um prato de comida bem gostosa, um agasalho em boas condições e uma palavra abençoadora podem tocar o coração de modo inimaginável. Tal pessoa é importante para Jesus e você pode ser o canal que ele usará para alcançá-la com a mensagem do evangelho. Para saber como ajudar moradores de rua, leia o livro de Terence Lester Invisíveis: Como o amor nos abre os olhos para pessoas marginalizadas.

Fale palavras de esperança a alguém que está desanimado: É possível que você tenha um amigo ou parente que está abatido por causa de uma morte na família, por uma enfermidade ou desilusão ou pelos impactos da pandemia. Lembrou-se de alguém? E se você ligasse para essa pessoa ou lhe enviasse uma mensagem com conteúdo que lhe proporcionará novo fôlego para prosseguir? Faça isso! Seja luz e deixe Cristo usá-lo para semear fé e nova expectativa para o amanhã. Conheça alguns livros cristãos para quem está desanimado e triste:Como Deus transforma a tristeza em alegria; Esperança e cura; O Deus da esperança; O fim do sofrimento.

Compartilhe o devocional gratuito que a MC criou para os profissionais de saúde que atuaram na linha de frente contra o coronavírus:

Devocional: Profissionais de Saúde – Covid-19

Motive alguém que está lutando contra um vício a seguir se esforçando para superá-lo: É incontável o número de pessoas que sucumbem na luta contra uma dependência química porque não têm apoio de quem acredite nelas. Sentir-se incentivado e ter a quem prestar contas são fontes de encorajamento para lutar com determinação. Naturalmente, existem diversos fatores no tocante ao assunto, mas tudo pode começar a mudar a partir do momento em que uma demonstração de amor incondicional lhes fortaleça o coração. A MC tem um livro cristão com abordagem cuidadosa para quem sofre com dependência química: Livre! O que o dependente e sua família precisam saber para vencer o vício e suas consequências.

Ore por seus amigos, equipes de trabalho e entes queridos: Como cristão e estudante da Palavra de Deus, você conhece o poder que há na oração de um servo fiel. Dedique momentos de seu dia para interceder por pessoas de seu convívio diário. Seja um canal de bênçãos. O mais fascinante disso é a oportunidade de ver o agir de Deus nas circunstâncias de quem está ao redor como resposta à sua fidelidade. Para você aprender a orar ou aprofundar sua vida de oração, conheça: O poder da mulher que ora; O poder do marido que ora; O poder dos pais que oram; O poder do adolescente que ora; Livro de orações para mulheres jovens; O poder dos avós que oram.

Que Jesus brilhe através de você!

Jesus veio para nos dar uma vida plena, que satisfaz (Jo 10.10). Um dos aspectos dessa vida abundante é experimentar a alegria de fazer o bem, ver o sorriso no rosto das pessoas e desfrutar a paz de um coração renovado e habitado pelo próprio Deus de amor. Brilhe a luz de Cristo e faça desta semana um marco positivo! As pessoas serão abençoadas e serão inspiradas a louvar o Pai celestial, você ficará feliz e o mundo pouco a pouco melhor! Feliz Dia e Semana da Caridade!

Trechos bíblicos da Nova Versão Transformadora (NVT)

Leia também:

Novo livro de Davi Lago analisa o amor cristão em suas dimensões ética, filosófica e espiritual

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!