Skip to content Skip to footer

Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho

Entrevista exclusiva com Rodney Betetto, autor da obra

Em setembro de 2018, a Mundo Cristão lançou Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho – Como os ensinamentos bíblicos podem ajudar você a vencer todos os desafios profissionaislivro escrito por Rodney Leandro Betetto, pastor, engenheiro agrônomo e contador especializado em Administração Rural e em Gestão Financeira, em parceria com Carlos Fernandes, jornalista, editor e redator. Na obra, os autores elucidam princípios milenares contidos nas Escrituras com o objetivo de estimular o leitor à excelência em sua atividade profissional.

Ao longo do livro são abordados 52 temas, que se encaixam em áreas tais como empreendedorismo, comunicação, trabalho em equipe, planejamento, organização, capacitação, disciplina e muitos outros. Entram na lista, também, temas caros à governança corporativa do século 21, como sustentabilidade, resiliência, empregabilidade e feedback. Cada tópico foi idealizado de maneira que o leitor possa meditar em um tema por semana, ao longo das 52 semanas do ano. Um livro edificante e altamente indicado para toda e qualquer pessoa que deseja obter orientação e inspiração para alcançar êxito e satisfação no mundo do trabalho.

Para que você, leitor MC, saiba mais sobre a novidade, conversamos com Rodney Betetto. Em entrevista exclusiva, o autor compartilha curiosidades sobre a publicação, fala sobre o perfil do profissional de sucesso no competitivo cenário atual, faz um alerta para todos que buscam manter a estabilidade no mercado de trabalho e deixa uma mensagem de encorajamento para quem está enfrentando grandes desafios. Um conteúdo imperdível. Confira!

Mundo Cristão: Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho. A quem o livro é dedicado?

Rodney Betetto: O livro é dedicado a todas as pessoas que desejam ser bem-sucedidas no campo profissional, emocional e espiritual e buscam conhecer mais a Deus e seus propósitos. 

Como surgiu o projeto da obra?

A obra é uma confirmação de como os planos e propósitos de Deus podem nos surpreender positivamente. Há vários anos, tenho dedicado alguns minutos do dia a dia para escrever meditações rápidas e objetivas baseadas nos textos bíblicos, para o posterior envio aos colaboradores da empresa em que trabalho e seus familiares. São mensagens que têm o propósito de melhorar o ambiente laboral e que servem para a edificação pessoal e familiar. A aceitação dessas mensagens tem sido tão maravilhosa que nos incentivaram a condensá-las no formato de um livro, para que mais pessoas pudessem ser beneficiadas. Contando com o desempenho de uma equipe preciosíssima e com a colaboração de amigos, incluindo Carlos Fernandes, coautor da obra, é que a concepção do livro se tornou realidade.

De que maneira a Bíblia se torna uma rica fonte de insights para quem busca êxito, contentamento e propósito na vida profissional? Quais elementos essa obra milenar tem que a faz ser um tesouro a ser consultado, inclusive por aqueles que não professam fé religiosa?

A Bíblia trata de relacionamentos (relacionamentos entre as pessoas e entre Deus e as pessoas). O trabalho é um relacionamento. Não há sentido em se trabalhar isoladamente, para si mesmo. Trabalhamos para suprir as necessidades de alguém. Na Bíblia, temos exemplos de todo tipo de relacionamentos, bons e ruins, produtivos e destrutivos. Imagine o quanto podemos aprender com eles em assuntos tais como conduta correta no ambiente de trabalho, melhorias na organização e boa governança. Quando estamos alicerçados em bons princípios, podemos alcançar sucesso na vida profissional, na satisfação de poder servir e ajudar muitas pessoas. A Bíblia está repleta de bons princípios.

No atual cenário corporativo brasileiro, em que há grande concorrência por postos de trabalho e crescente demanda por formação, capacitação, inovação e versatilidade por parte do trabalhador, quais são as principais características do profissional que sai na frente e consegue sobreviver em tal contexto?

Conhecimento. O profissional competente é aquele que conhece a si mesmo, conhece a sua profissão e conhece as pessoas que atuam em seu negócio. Isso exige visão (olhar para o todo, e não somente para o chão), dependência (saber que dependemos uns dos outros e de Deus), e ação (aplicar o conhecimento através das ações e atitudes).

Por outro lado, quais são as principais falhas que um trabalhador pode cometer nesse cenário?

A principal falha é a negligência. Negligenciar os estudos, ignorar as pessoas, os relacionamentos. A pessoa negligente se sente autossuficiente, e esse é um erro que leva à derrota.

Como Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho pode ser um aliado para estudantes que ainda não entraram no mercado de trabalho, para desempregados que buscam recolocação ou para os profissionais que desejam manter a empregabilidade?

A porção de ensinamentos bíblicos contidos na obra pode ser útil aos estudantes, na medida em que os ajudará a se prepararem melhor para os desafios do mercado. Aqueles que estão em busca de recolocação podem encontrar nessas lições um apoio para o aproveitamento nas entrevistas e para a escolha de uma boa profissão. A obra oferece também estímulo para que o leitor confie em Deus, que sempre está presente em todas as situações. Aqueles que desejam manter a empregabilidade ou até mesmo desenvolver uma carreira podem aproveitar os conselhos bíblicos para a aplicação dos conceitos nos relacionamentos profissionais e no dia a dia de trabalho.

O que os leitores podem esperar da obra?

Conselhos práticos e objetivos para serem aplicados no dia a dia. A obra, naturalmente, é uma pequena porção daquilo que a Bíblia tem a nos ensinar. Carlos Fernandes, coautor da obra, e eu esperamos que essas lições despertem no leitor o desejo de conhecer mais deste surpreendente conjunto de livros inspirados por Deus, que é a Bíblia.

Qual conselho você daria àquelas pessoas que estão enfrentando crises ou grandes desafios no ambiente de trabalho e estão pensando em desistir?

Agradeça. Em que momento teríamos tanta oportunidade para se levantar, superar limites e vencer senão na hora da crise? Retire o “s”  da palavra CRISE, e CRIE. O “s” de silêncio e de sonolência deve ser eliminado. Comece a falar e agir de forma positiva. Crie oportunidades, busque os conselhos de Deus e coloque em prática seus ensinamentos.

O que diria também à pessoa que gostaria de estar trabalhando, mas, infelizmente, enfrenta a dura realidade do desemprego?

Seja grato. Agradecer quando tudo está bem é muito fácil. Agradecer no momento de dificuldades é o desafio. Agradecer de coração, aproveitando o tempo disponível para aprimorar suas qualidades. Estude, desenvolva uma profissão, repense a sua utilidade para mais pessoas. Não fique parado. Envolva-se voluntariamente, ajudando e servindo a outros. Afinal, Deus está no controle.

Uma mensagem final aos leitores da MC.

Uma das mensagens mais importantes que Jesus nos deixou foi referente ao trabalho: “Amar e servir uns aos outros”. Amar não é um simples sentimento, é atitude, é ação, portanto amar é trabalho. Servir não é simplesmente caridade, é atitude, portanto, também é trabalho. O trabalho dignifica, sustenta e honra. Nosso desejo com o livro é que todos os leitores sejam bem-sucedidos no trabalho. Que em nosso trabalho profissional também haja espaço para o trabalho definido por Jesus: muito amor e muito serviço a todos. •

Leia também:

Iniciativa para o sucesso profissional

Conheça:

Não aguento meu emprego

As cinco linguagens da valorização pessoal no ambiente de trabalho

Sociedade com Deus

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!