Skip to content Skip to footer

Como sobreviver em um mundo repleto de más notícias?

Não permita que o pânico tome conta de seu coração. Confie em Deus e entregue-se aos cuidados do Pai

Talvez você já tenha ficado com uma péssima sensação de medo, vulnerabilidade e impotência após ler o jornal ou assistir ao noticiário. São tantas informações negativas que ficamos com receio de sair de casa, espantados pela violência e pelo desamor que parecem crescer mais e mais. Pode ser que você fique extremamente angustiado ao ter de deixar seu filho sair sozinho para ir à escola ou apavorado ao precisar realizar alguma atividade um pouco mais à noite. Assim, impactado e sufocado com o teor deprimente das manchetes, sente-se preso em seus próprios muros, com pânico do que pode acontecer, temeroso com o que escapa de seu alcance.

Não podemos negar a realidade, tragédias e maldades acontecem, uma triste verdade. Mas será que entregar-se ao torpor causado por tais fatos é realmente uma boa atitude? A resposta é paradoxal, pois embora seja simples é de difícil execução: não!

Sendo assim, como podemos sobreviver em tal contexto? Como superar o desassossego que aflige nosso espírito diante de um mundo em que acontecem guerras, roubos e mortes? De que forma podemos nos livrar das algemas que o medo tenta colocar em cada um de nós? Como podemos ser livres, corajosos e fortes, mesmo em meio às situações mais turbulentas?

A fé inabalável no cuidado e no amor de Deus pode nos ajudar a lidar com essa conjuntura difícil que assola a sociedade global. Em meio às más notícias, você pode crer que nada escapa do controle do Pai Celestial. Ele tem o poder de guardar cada filho seu. Reflita por um instante nas palavras do salmo 121: “O Senhor é seu protetor! O Senhor está ao seu lado, como sombra que o abriga […] O Senhor o guarda de todo mal e protege sua vida” (v .5, 7). Que conforto tais palavras emanam. Que sublime descanso elas elucidam! Reflita em cada uma delas por um instante. Sim, você pode encontrar socorro no Senhor que fez os céus e a terra (v. 1).

A Bíblia nos convida a não vivermos preocupados com coisa alguma, em vez disso, devemos orar a Deus pedindo aquilo de que precisamos e agradecendo-lhe por tudo o que ele já fez. Então nós experimentaremos a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará nosso coração e nossa mente em Cristo Jesus (Fp. 4.6-7). Podemos pedir ao Criador proteção e fortaleza para enfrentarmos o cotidiano com ousadia, confiantes de que ele pode nos livrar do mal.  

“Todos vocês que temem o Senhor, confiem nele; ele é seu auxílio e seu escudo!” (Sl 115.11)

Por mais que as notícias sejam más, não se entregue ao desespero ou à depressão. Creia que acima de tudo está o Deus Todo-poderoso, o Deus que é amor, que zela por seus filhos amados. Entregue seus temores a ele e confie nele para protegê-lo. Ele conhece o futuro e, por isso, você pode descansar, certo de que nada acontece em sua vida sem a permissão do Pai.•

Trechos bíblicos extraídos da Nova Versão Transformadora – NVT

Leia também:

Estratégias para vencer o desânimo

Conheça:

No olho do furacão – Jesus sabe como você se sente

Surpreendida pela glória

Seja feliz hoje

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!