Skip to content Skip to footer

“Bíblia 365”

Daniel Faria, editor da Mundo Cristão, comenta o lançamento do sucesso editorial que acaba de chegar ao Brasil

A história já é conhecida: às tradicionais resoluções para o ano-novo — fazer exercícios, organizar as contas, aprender uma nova língua — o cristão soma o compromisso de ler a Bíblia inteira em um ano, diariamente. E, de fato, em geral ele consegue avançar bem nas primeiras semanas, entusiasmado com o relato da criação em Gênesis, com as reviravoltas na história de José e seus irmãos, com os prodígios divinos na libertação do povo de Israel em Êxodo… mas então vêm as descrições minuciosas do tabernáculo, dos sacrifícios em Levítico, das andanças dos israelitas em Números, e o ânimo se esvai.

Não é mesmo fácil adquirir o hábito de leitura da Bíblia. Todavia, que outro hábito poderia nos nutrir espiritualmente mais que o alimento diário das Escrituras? Se é verdade que alguns trechos bíblicos demandam um nível de atenção e concentração do qual nem sempre parecemos dispor nos tempos agitados em que vivemos, também temos a convicção de que o amadurecimento na fé passa pela dedicação à revelação de Deus para sua humanidade registrada nas páginas tão preciosas da Bíblia Sagrada.

Foi a essa necessidade — que acreditamos ser a de muitos leitores — que nós, da Mundo Cristão, procuramos atender com a publicação da Bíblia 365, nosso lançamento deste final de ano. Pensamos: como é que podemos auxiliar nossas irmãs e nossos irmãos em Cristo a desenvolver em 2021 uma vida mais próxima de sua Palavra escrita, a fim de edificarem a si próprios e, consequentemente, a toda a igreja brasileira?

Uma das respostas que encontramos foi trazer ao país o projeto One Year Bible, da editora norte-americana Tyndale House Publishers, parceira de longa data da Mundo Cristão. Um sucesso nos Estados Unidos, com milhões de exemplares distribuídos ao longo de quase quatro décadas, a One Year Bible é a base para a nossa Bíblia 365. Sua proposta inovadora de organizar os textos bíblicos em quatro porções diárias — uma do Antigo Testamento, uma do Novo Testamento, uma de Salmos e outra de Provérbios — ao longo de todo um ano tem o potencial de auxiliar o leitor a se apegar às Escrituras de um modo muito especial.

Não é à toa que tantas pessoas que conheceram esse método de leitura vêm recomendando insistentemente a Bíblia 365. Porque é mesmo um caminho transformador: num mesmo dia, o leitor poderá se ver diante da força narrativa dos livros históricos do Antigo Testamento, da orientação teológica do apóstolo Paulo, da emoção poética de Davi em Salmos e da sabedoria prática de Salomão em Provérbios. A riqueza multifacetada da Bíblia é especialmente acentuada neste projeto. Consolo, instrução, devoção, tudo se combina ao alcance dos olhos (e dos dedos).

Como editor responsável pelas Bíblias da Mundo Cristão, dou graças a Deus pelas oportunidades que temos de colaborar no desenvolvimento dos hábitos de leitura de nossos leitores. É um trabalho árduo, que exige atenção a cada detalhe: posicionamento dos versículos, distribuição harmoniosa das porções bíblicas, enquadramento das mais de quatro mil notas de rodapé. Mas é, sobretudo, um privilégio sem igual. Nestes últimos anos, em especial desde a publicação da Nova Versão Transformadora — a tradução usada na Bíblia 365 e conhecida pela beleza e clareza de seu texto , a Mundo Cristão tem envidado consideráveis esforços na propagação da Palavra escrita de Deus. Que dele venha a força e a sabedoria para seguirmos firmes nesse propósito.

Daniel Faria

Editor

Leia também:

Chegou! “Bíblia 365”, a Palavra de Deus em leituras diárias

Dicas de livros para quem ama estudar a Bíblia

Quatro orientações para o estudo Bíblico

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!