Skip to content Skip to footer

As 5 linguagens do amor: você sabe qual é a sua?

Conheça os principais traços de cada linguagem e acerte ao estabelecer um bom relacionamento conjugal ou interpessoal

Dentre todas as necessidades do ser humano, qual delas pode ser considerada a mais profunda? Para Gary Chapman, a necessidade vital de toda pessoa é sentir-se amada. Chapman é autor de diversos livros para casais e de obras voltadas para o autoconhecimento, entre as quais destaca-se o aplaudido As 5 Linguagens do Amor, sucesso traduzido para mais de cinquenta idiomas e que deu origem à série de publicações de mesmo nome.

Conheça a série de livros cristãos As 5 linguagens do amor

Autoridade em relações humanas 

Com base em décadas de experiência em aconselhamento e em sua expertise como doutor em Antropologia, Chapman chegou à conclusão de que existem cinco maneiras pelas quais os indivíduos expressam e recebem amor: Palavras de afirmação; Tempo de qualidade; Presentes; Atos de serviço e Toque físico. Conhecê-las e expressá-las adequadamente pode colocar um ponto final em muitas crises que casais, pais e amigos enfrentam.

Para referir-se à necessidade intrínseca ao ser humano de amar e sentir-se amado, Chapman adota a metáfora do “tanque emocional”, uma maneira didática de sinalizar o grau de percepção que cada pessoa tem no tocante ao amor que recebe dos outros. Um ponto curioso reside no fato de que muitas brigas e separações acontecem justamente porque os envolvidos desconhecem ou não sabem “falar” adequadamente a linguagem do interlocutor, gerando frustração permanente.

A conexão viabilizada pela mútua aplicação da linguagem de amor — ou seja, pela habilidade de saber manter o tanque emocional um do outro cheio — pavimenta o caminho para o bem-estar psicológico, cujos benefícios são altamente frutíferos para o bom relacionamento, seja entre cônjuges, pais e filhos, amigos ou equipes de trabalho.    

Você sabia?

Gary Chapman escreveu um livro voltado para a aplicação de sua teoria no âmbito corporativo. Clique aqui e conheça As 5 linguagens da valorização pessoal no ambiente de trabalho

“Entender as cinco linguagens do amor e aprender a falar a linguagem do amor primária do seu cônjuge pode afetar radicalmente o comportamento dele. As pessoas se comportam de maneira diferente quando seu tanque de amor emocional está cheio.”

Gary Chapman em As 5 linguagens do amor

Como identificar a linguagem de amor?

A seguir, listamos alguns insights para que você fique por dentro do assunto e possa mapear uma rota eficaz para fazer a pessoa a quem você ama ou admira mais satisfeita e amada. Naturalmente, em cada livro da série As 5 linguagens do amor há detalhes imperdíveis, histórias e orientações que o ajudarão a aplicar esse conhecimento em diferentes contextos e necessidades. No entanto, você pode começar a fazer a lição de casa desde já! Tome nota e mãos à obra!

Palavras de afirmação: São palavras encorajadoras que causam impacto positivo em quem as ouve. Quem tem essa linguagem como primária sente necessidade de saber que é apreciado, de ouvir feedbacks e de ser motivado, especialmente pelo reforço de seus pontos fortes. Para os casados, frases como: “Você fica bem com esta roupa!”; “Eu admiro isso em você!” e “Gostei do que você fez!” incentivam o cônjuge a se esforçar para viver de acordo com as qualidades que o distinguem.    

Tempo de qualidade: É o ato de dar atenção completa a alguém. Quem tem essa linguagem de amor como primária gosta de tempo focado, sem interferências. Elas preferem conversas frente a frente, olhos nos olhos e ouvidos atentos a cada palavra. São bem-vindos os diálogos mais profundos, os passeios e as atividades que priorizem a interação.

Presentes: Quem fala esta linguagem ama o quê? Sim, ganhar e dar presentes! Isso acontece porque para tais pessoas o presente é um símbolo visual de amor e apreço, independentemente do valor investido. A boa notícia é que, além de comprar presentes, também é possível criá-los. Existem formas criativas de presentear um ao outro ainda que as condições financeiras estejam escassas.

Atos de serviço: Refere-se a quem se sente amado quando alguém lhe faz algo, como preparar refeições, ajudar em uma tarefa, dedicar-se à manutenção da casa ou do escritório, entre outros gestos. Importante: especialmente para os casados, tal linguagem não se resume apenas às tarefas domésticas. Por isso, é fundamental observar pedidos e reclamações frequentes em meio ao cotidiano. Atitudes simples significam muito e inclusive podem ser o ingrediente que despertará o desejo e a paixão.  

Toque físico: Um poderoso veículo do amor emocional. Para pais e filhos ou colegas, o toque físico se restringe ao aperto de mão firme, ao toque nos ombros, a um abraço, por exemplo. Já para ao casais, o leque de expressões se amplia aos beijos, massagens, afagos e à intimidade sexual. Ao descobrir que essa é a linguagem de amor primária do seu cônjuge, sua imaginação será o único limite e o melhor instrutor será o próprio parceiro ou parceira ao falar do que gosta ou não. Esse processo de descoberta pode ser divertido e agradável para ambos. 

Saiba mais!

Se você deseja ser fluente em relacionamento interpessoal e conhecer um dos livros de autoconhecimento mais aclamados das últimas décadas, conheça a série As 5 Linguagens do Amor. Eles certamente o ajudarão a fortalecer seus relacionamentos e lhe mostrarão como grandes desentendimentos podem ser solucionados com força de vontade e medidas simples. Bom, né? Para conhecer as obras, clique no link a seguir:

Série As 5 linguagens do amor

 Acesse também nossa live exclusiva com Gary Chapman. O conteúdo está imperdível.

Veja em nosso blogue!

Gary Chapman recebe prêmio da indústria editorial americana pelo excepcional sucesso da série As 5 linguagens do amor

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!