Skip to content Skip to footer

Amor estendido aos moradores de rua

Conheça a Missão Vida, um ministério inspirador que tem resgatado milhares de homens em situação de mendicância

“O primeiro e maior centro de recuperação de mendigos do Brasil”, é assim que a Missão Vida é conhecida. Fundada em 1983, a partir de um gesto singelo de Wildo dos Anjos, na época, um jovem cristão tocado pela situação de homens que sofriam em situação de mendicância, a iniciativa tem como objetivo recuperar e reintegrar à sociedade aqueles que se encontram marginalizados.

Três décadas depois, o trabalho cresceu e, hoje, atende diariamente mais de 800 pessoas. Referência em filantropia, a Missão Vida está presente em locais como Anápolis, Brasília, Uberlândia, Camaçari, Governador Valadares, Saquarema e Londrina e tem feito a diferença na história de centenas de crianças e adultos que encontram no ministério o amor de Jesus traduzido em atos concretos.

Saiba mais acerca desse projeto e inspire-se com o testemunho impactante do Reverendo Wildo dos Anjos, em entrevista exclusiva à equipe da MC. Confira!

Mundo Cristão: Quando e como começou o ministério Missão Vida?

Rev. Wildo dos Anjos:Tudo teve início quando eu tinha 13 anos. Todos os dias, indo para o trabalho, eu passava em frente a uma indústria, onde vários mendigos aproveitavam a proteção da marquise para passar a noite. Sentia-me tocado pela maneira como estas pessoas viviam.

Certa manhã, eu me aproximei de um daqueles homens, chamado João, e conversei alguns minutos com ele. A partir desse dia, eu sempre lhe levava o café da manhã, e meu carinho por ele aumentava gradativamente. Um dia, no horário habitual, aproximei-me dele, toquei o seu corpo algumas vezes. Não obtive resposta. Sr. João morrera sozinho, naquela calçada fria.

Anos depois, aceitei Jesus como meu Salvador e, com o passar do tempo, Deus começou a trabalhar em meu coração, fazendo-me entender que pessoas como o Sr. João, que vivem à margem da sociedade, são extremamente amadas por ele.

A situação dos mendigos realmente me incomodava. Certa noite, ao dirigir-me para a igreja, vi dois homens caídos em uma calçada. Naquele momento, fiz uma oração daquelas que Deus leva muito a sério. De todo o meu coração, eu disse: “Pai, se o Senhor ama tanto estes homens, por que não me usa para ajudá-los e salvá-los?”

Dias depois, comecei a sair às ruas para evangelizá-los.Tudo estava correndo muito bem, até que um dos mendigos fez-me uma pergunta inesperada: “Se Deus me ama tanto, por que ele não prova esse amor na minha vida? Eu estou com frio, com fome… na verdade, o que eu preciso é de ajuda para sair desta vida”.

Aquelas palavras ficaram ecoando em minha mente. Orei muito. Pedi a Deus que me mostrasse uma maneira concreta de demonstrar seu amor por eles. Meu próximo passo foi distribuir alimentos preparados, cobertores, passagens de ônibus para que voltassem para suas cidades de origem, além de falar de Jesus.

Para minha alegria, os dois homens por quem orei a primeira vez foram os primeiros a entregar seus corações e suas vidas a Jesus. Eu jamais poderia imaginar que, através de uma ação tão simples, nasceria a Missão Vida, uma instituição filantrópica conhecida em todo o território nacional e no exterior. Eu não imaginava, mas esse projeto já estava no coração de Deus.

Eu ajudava aqueles homens como eu podia, mas incomodava-me a ideia de que eles continuavam vivendo nas ruas. Tentei encontrar algum ministério ou instituição no Brasil que trabalhasse com a recuperação e reintegração de mendigos.

Não encontrei ninguém que realizasse um trabalho de forma integral com esses homens. Para minha surpresa, fui chamado muitas vezes de “príncipe dos mendigos” e até de “o louco de Anápolis”,  mas Deus estava fazendo de mim o primeiro “evangelista de mendigos” do Brasil. Apesar das lutas e adversidades, lá estava eu, com apenas 20 anos, realizando algo inédito que, pela misericórdia de Deus, daria certo.

Comecei alugando quartos para esses homens dormirem. Com meu salário, eu arcava com as despesas de oito quartos alugados e a alimentação de homens que eu retirara das ruas.

Não estava fácil, mas Deus me daria a solução através de um ex-mendigo. Em toda a sua simplicidade, ele disse: “Por que você não arruma uma casa onde possamos morar todos juntos? Além de economizar seu dinheiro, você teria condições de falar mais de Jesus.”

Oramos muito por isto e a resposta de Deus veio por intermédio da doação de um pequeno terreno. Perseveramos em oração durante várias semanas, mas ainda não dispúnhamos dos recursos para iniciarmos a construção.

Enquanto orava, Deus falou-me que já havia me dado os recursos que eu pedia. Como ele havia me dado, se eu ainda não tinha recebido? Foi quando me lembrei de uma quantia que estava economizando para a compra de um carro zero quilômetro.

Contratei pedreiros, e alguns homens que eu vinha ajudando se dispuseram a trabalhar como serventes e, assim, nós construímos o primeiro Centro de Recuperação de Mendigos do Brasil.

Quais atividades desenvolvem?Em quais localidades atuam?

Hoje, o ministério da Missão Vida tem frutos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Possuímos unidades de triagem, recuperação e reintegração em Anápolis e Cocalzinho/GO, Brasília/DF, Uberlândia e Governador Valadares/MG, Camaçari/BA, Duque de Caxias/RJ, Londrina e Rolândia/PR, Manaus/AM e Paraíba.

Crescemos em graça diante de Deus e ele abençoou-nos com outros ministérios, como o Centro Educacional Vida onde, todos os dias, centenas de crianças em situação de risco têm a possibilidade de aprender o conteúdo escolar e, ainda, inglês, informática e música, e adultos recebem formação profissional;

a Clínica Vida, que atende o público assistido pela instituição e a população carente local; além do Centro de Reintegração, do Centro de Oração, o AcampVida, o Salão de Festas Terra Nova e o Hotel Vid,a que são espaços destinado à escola de garçons, formação de profissionais para rede de hotelaria e local para realização de eventos que visam ao levantamento de recursos.

Somando as vagas disponibilizadas por todos os núcleos de triagem, recuperação e reintegração, a Missão Vida tem, atualmente, capacidade para receber mais de 600 homens em processo de recuperação. Deus tem sido fiel à obra que ele concedeu-nos. O que antes era um lugar que abrigava 12 homens transformou-se no maior Centro de Recuperação de Mendigos do país.

Atualmente, quantas pessoas trabalham diretamente na obra?

Entre missionários, obreiros, pastores, funcionários e voluntários, estamos caminhando para atingir um número de duzentas pessoas.

Quantas pessoas são atendidas diariamente? Qual é o perfil do público atendido?

O trabalho de recuperação da Missão Vida tem como público-alvo homens em situação de mendicância. Paralelamente, realizamos, em Anápolis/GO, um trabalho com crianças em situação de risco e famílias carentes. Somando crianças e acolhidos, diariamente, são quase 800 pessoas assistidas.

Como acontece o primeiro contato com os moradores de rua e de que forma é realizado o convite para integrarem ao programa de recuperação?

Muitos são encaminhados por igrejas, mantenedores e parceiros da MV, outros são levados por familiares ou pessoas que conhecem o trabalho. Além disso, em todas as cidades cuja instituição atua, temos um programa denominado SSS – Sopa, Sabão e Salvação, que consiste na distribuição de alimentos para moradores de rua três vezes por semana.

As ferramentas de trabalho dos voluntários e missionários são um prato de sopa quente, uma palavra amiga e a grande expectativa de tirar esses homens da situação de degradação.

Quanto tempo dura o programa? Como ele é estruturado?

O programa de recuperação dura sete meses e é realizado em três fases: triagem, recuperação e reintegração. Os primeiros 60 dias são fundamentais para que o processo alcance o resultado esperado.

Durante o tempo na Missão Vida, o acolhido recebe cuidados físicos, alimentação adequada; passa por avaliação médica e psicológica; participa de terapias ocupacionais, cultos, devocionais, leitura da Palavra de Deus e aconselhamento individualizado.

As terapias ocupacionais são muito importantes para a recuperação, pois permite que o recuperando se sinta útil e produtivo e, também, prepara-o para o mercado de trabalho. Concluído o programa de recuperação, os ex-internos têm a possibilidade de morar no Centro de Reintegração até que consigam um emprego e possam caminhar sozinhos.

Quais são as maiores dificuldades enfrentadas nesse processo? É fácil convencer uma pessoa a abandonar as ruas? Há resistência?

No reino de Deus não existe nada fácil. A Bíblia diz que ele é tomado por esforço. O convencimento se dá por meio da obra do Espírito Santo. Já ouvi muitas pessoas na Missão Vida e fora dela que entendiam que Deus era muito importante e bom e que precisavam dele, porém não queriam se aliançar com ele.

E nos casos em que um morador de rua apresenta vícios com bebidas e drogas. De que forma procedem para atendê-lo adequadamente?

100 % dos acolhidos são alcóolatras e cerca de 65% dependentes de outras drogas como crack e cocaína. A todos, atendemos da mesma forma, com os cuidados médicos necessários a cada caso, pois, por exemplo, os homens dependentes de drogas mais pesadas, em virtude da maior debilidade física, demandam um cuidado diferenciado.

Possuem um número de quantos ex-moradores de rua já foram reintegrados à sociedade por meio das ações da Missão Vida?

Milhares, mas, parafraseando Spurgeon, “não tenho o livro da vida”, não sou capaz de calcular. Somente a eternidade poderá dar conta dos desdobramentos e alcance do ministério que temos desenvolvido.

Quais são as causas mais comuns que levam uma pessoa à mendicância?

Ausência de uma fé genuína, perdas (esposas, filhos, namorada, bens materiais, status) e problemas familiares, principalmente aqueles que tiveram início na primeira infância.

Quais são as maiores necessidades de quem vive nas ruas?

Tudo. Afeto, respeito, atenção, teto, comida, assistência médica, odontológica, e, sobretudo, daquele que é capaz de transformar e libertar vidas: Jesus

De que forma a Missão Vida é mantida?

Missão Vida é mantida por contribuições voluntárias, em sua maioria no valor de R$ 15 reais mensais.

Como uma pessoa interessada pode ajudar?

Fazendo um compromisso financeiro a partir de 15 reais mensais por meio de boleto bancário ou cartão de crédito;Doando roupas, calçadas e livros usados e em bom estado;Sendo voluntário em um dos núcleos;Agendando uma visita de nossa equipe de Impacto Missionário em sua igreja;Promovendo campanhas de arrecadação de gêneros alimentícios, materiais de limpeza e higiene;Sendo um patrocinador dos impressos da Missão Vida;Fazendo ofertas especiais para finalidades específicas.

Uma mensagem aos leitores da MC.

Deus é soberano, onipotente e dono de todas as coisas. Ele poderia fazer tudo sozinho, mas nos dá o privilégio de sermos usados por ele para abençoar outras pessoas. Deus não tem outras mãos senão as nossas para estender e alcançar o perdido. Por isso, seja a mão que pode ajudar a salvar uma vida.

___

Para saber mais informações sobre a Missão Vida, acesse o site: www.mvida.org.br/

Leia também:

Igreja e engajamento social: As dores e as alegrias da ação humanitária

Conheça:

Teologia da trincheira

Convulsão protestante

1 Comentário

  • Regiane Moura
    Posted 09/12/2023 at 18:36

    Que obra maravilhosa!
    Esse éo grande desejo do meu coração hoje, ajudar os pobres e necessitados. E gostaria muito de saber, como posso entrar em contato com esse projeto lindo de Deus que está em Manaus?

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!