Skip to content Skip to footer

A direção de Deus: Como a graça nos ajuda a lidar com importantes decisões

Se você deseja encontrar o rumo certo para conquistar grandes vitórias, comece pela compreensão de que você é amado (a) por um Deus generoso

A vida é feita de escolhas. A qualidade de nossos dias depende da qualidade das decisões que tomamos acerca dos mais variados assuntos: seja em relação ao que comer, estudar, trabalhar e investir tempo e dinheiro, seja em relação a como administrar as emoções, ao que priorizar no dia a dia e em que acreditar, em se tratando de fé e espiritualidade. A Bíblia, aliás, nos convida a tomar a mais importante decisão: entregar a vida a Jesus, o Salvador. Se assim o fazemos, nos tornamos filhos de Deus (Jo 1.12).

Naturalmente, há decisões simples cujos desdobramentos não são de relevância definitiva. Outras, porém, têm implicações delicadas, envolvem importantes mudanças e podem delinear o futuro. É justamente pelo fato de a vida ser um continuum de decisões que todos nós precisamos de sabedoria. Os filhos de Deus, neste caso, podem contar com a sabedoria do alto para auxiliá-los a discernir o que é melhor.

Recordemos as palavras de Tiago 1.5-6: “Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem. Mas, quando pedirem, façam-no com fé, sem vacilar, pois aquele que duvida é como a onda do mar, empurrada e agitada pelo vento” (NVT).  Você reparou o adjetivo “generoso”? Ter em mente que podemos contar com o auxílio de um Deus generoso, que nos ama e se importa conosco, certamente nos traz mais tranquilidade em contextos que envolvem decisões.

Contar com a graça de Deus

Pode ser que você esteja angustiado porque a decisão que tem de tomar traz em si um dilema. É capaz que a decisão se fundamente em duas opções razoavelmente boas — o que a torna ainda mais difícil. Pode ser que você se veja em um ponto determinante em que a decisão delineará sua vida pessoal e profissional ou lhe trará demandas conhecidamente estressantes. O que fazer?

Peça sabedoria a Deus, conforme Tiago 1.5-6. Além disso, passe tempo de leitura e estudo na Palavra, ore com fervor e aconselhe-se com pessoas idôneas, pois “planos fracassam onde não há conselho, mas têm êxito quando há muitos conselheiros”, conforme sinaliza Provérbios 15.22. Ao fazê-lo, jamais perca a perspectiva de que você não está só, Deus está ao seu lado para manifestar sua graça e cuidado de Pai.

“Assim, aproximemo-nos com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso.”

Hebreus 4.16, NVT

Confiança e serenidade

Em meio a decisões difíceis, confie ao invés de preocupar-se, tenha viva a convicção de que você pode contar com o auxílio de Deus. Não fique apavorado como se estivesse sozinho e como se o Pai não se importasse minimamente com o que aflige sua alma. Deus é amor, entregou seu Filho para salvá-lo e está atento a todos os aspectos de sua vida — todos! — inclusive às decisões que, de fato, o assaltam como uma árdua tribulação.

É justamente quando sua alma está aflita que você precisa reavivar a certeza de que os filhos e filhas de Deus podem se derramar diante dele e pedir-lhe direção. Assim, você enfrenta os dilemas com mais confiança e serenidade. Isso acontece porque você tem como Ajudador o próprio Espírito Santo, que o conduz. Ao agir a seu favor, Deus manifesta graça imerecida, que não depende de méritos, apenas da fé. Como filho ou filha, você pode recorrer à bondade, à amizade e ao amor do Pai e pedir-lhe orientação, certo (a) de que sua oração é ouvida.

Ao falar sobre a graça em O espinho na carne e a graça de Deus: Como as piores circunstâncias podem ser usadas para o nosso bem, Marcelo Aguiar, pastor e psicólogo, aprofunda a compreensão acerca do assunto: “Deus assegura sua presença amorosa a seus filhos e filhas. Ele se debruça sobre nós e derrama seu amor em nosso coração. Ele segura nossa mão e nos ajuda a seguir em frente, garantindo-nos seu auxílio e proteção. A companhia favorável do Senhor é aquilo que nos dá força e ânimo. É o que nos livra do abatimento, do desespero, da amargura e da revolta”. Conforme afirma o autor, “a graça de Deus significa sua amizade, sua companhia, seu favor, seu amor, sua direção e seu cuidado.”

“A graça de Deus significa sua amizade, sua companhia, seu favor, seu amor, sua direção e seu cuidado.”

Marcelo Aguiar em O espinho na carne e a graça de Deus

Se você deseja obter direção de Deus para sua vida e encontrar o rumo certo para grandes vitórias, o primeiro passo é buscá-lo, convicto de que a sua causa é importante para o Pai e que ele deseja manifestar-se a seu favor. Creia que você é alvo da bondade dele. Em seguida, estude a Bíblia, ore e busque bons conselheiros. Em todo momento, recorde-se: Deus é bom! “As manifestações da graça são fruto da bondade do Senhor, e não uma resposta a qualquer mérito de nossa parte. A graça é estendida compassivamente àqueles que a recebem”, recorda Marcelo Aguiar.

Uma palavra de fé

Entendemos que a preocupação ao tomar grandes decisões geralmente causa angústia, ofusca o raciocínio e embaça a visão. Por isso, selecionamos um fragmento do livro O espinho na carne e a graça de Deus, para que você seja edificado e sua fé seja fortalecida. Nosso intuito é oferecer-lhe inspiração para o momento. Leia-o com atenção. Medite acerca da verdade que lhe transmite e enfrente a situação com fé. Esteja certo, o Deus de toda graça o dirigirá com amor.

Leia, a seguir, um fragmento de O espinho na carne e a graça de Deus: Como as piores circunstâncias podem ser usadas para o nosso bem:

Jesus nos oferece, com ternura, o remédio para os males da vida: a graça absoluta, provavelmente a mais notável característica da fé cristã. […]. Quando nos dispomos a confrontar nossa inclinação natural — depositando no Senhor nossa confiança — descobrimos, por fim, que a graça nos basta. Podemos, então, experimentar a paz de Deus, a qual excede todo entendimento e guarda nosso coração e nossa mente (Fp 4.7). Tornamo-nos capazes de aquietar nosso espírito e de enfrentar os desafios com a atitude correta. Ao longo dos séculos, esse tem sido o segredo dos homens e mulheres vitoriosos.

Neste exato momento, o Senhor está nos dizendo: “Confie em mim!”. Ele quer cuidar de nós, sustentando-nos em seus braços como uma mãe faz com seu filho pequeno. Se dermos ouvidos a sua voz e crermos em seu amor, ele dará um novo significado às nossas adversidades. Os obstáculos que enfrentarmos não serão pedras para nos fazer cair, e sim degraus para nos ajudar a crescer. E os sofrimentos, em vez de nos afastarem do Criador, se transformarão em um caminho que nos conduzirá a uma maior intimidade com ele.” (Pgs. 119 e 120).

Saiba mais!

O espinho na carne e a graça de Deus, livro escrito por Marcelo Aguiar, pastor e psicólogo, traz uma série de ensinamentos, histórias e verdades bíblicas que o ajudarão a descobrir que as circunstâncias sombrias da caminhada constituem o prenúncio dos momentos mais luminosos, assim como a noite é sempre mais escura um pouco antes do amanhecer. Cuidadoso, pastoral e acolhedor, o livro sinaliza caminhos para quem precisa, com a ajuda de Deus, se refazer dos golpes sofridos, encontrar o rumo certo e conquistar grandes vitórias.

Para adquirir o seu exemplar na livraria virtual da Mundo Cristão, clique aqui.

Artigos que sugerimos para você:

5 verdades para quem está com o coração angustiado

Benefícios da oração

Enfrente seus medos com confiança

“O Deus que abre portas”, especialmente para quem precisa tomar decisões

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!