Skip to content Skip to footer

Inédito em português! “A Descida da Pomba”, um clássico de Charles Williams

Saiba mais sobre o lançamento da Mundo Cristão!

Em agosto, a MC lançou A Descida da Pomba, obra-prima de Charles Williams. No livro, um clássico da literatura cristã, Williams narra a história da atuação do Espírito Santo na Igreja, atravessando todo o período desde a formação da Igreja primitiva no Pentecostes até alcançar as ameaças à fé cristã na forma do nazismo e do comunismo nas primeiras décadas do século 20. Inédito em língua portuguesa, a obra traduzida com o habitual esmero de Almiro Pisetta é item essencial em qualquer biblioteca!

Para que você conheça mais a novidade, conversamos com Daniel Faria, editor de títulos internacionais. Em entrevista, ele compartilha curiosidades sobre Charles Williams, explica os motivos que tornam a leitura de A Descida da Pomba relevante para o cristão do século 21 e fala a respeito do propósito da MC ao lançar esse projeto magistral. Confira!

Mundo Cristão: Quem foi Charles Williams? Por que ele é considerado uma voz singular na história da literatura inglesa?

Daniel Faria: Charles Williams (1886–1945) foi um escritor inglês que integrou, juntamente com C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien, entre outros, o lendário grupo de discussão literária The Inklings. Ainda que não seja tão popular quanto os dois autores mencionados, podemos dizer que sua produção no mínimo se equipara a deles. Além de ter exercido durante boa parte de sua vida a função de editor na renomada Oxford University Press, Williams também atuou como romancista, poeta, crítico literário, historiador e teólogo — uma versatilidade e prolificidade admiráveis. A revista Time chegou a considerá-lo “um dos mais talentosos e influentes escritores cristãos que a Inglaterra produziu” no século 20, e nomes como W. H. Auden e T. S Eliot viam nele uma das figuras mais brilhantes de seu tempo. Sua assombrosa erudição, unida a um texto cativante e por vezes enigmático, fazem de Williams uma personalidade única na literatura inglesa e, por que não dizer, mundial.

A Descida da Pomba traz, conforme descreve o subtítulo, uma breve história do Espírito Santo na Igreja. Como essa história é contada? Quais períodos e eventos são contemplados no livro?

Em A Descida da Pomba, Williams se dedica a relatar a história da atuação do Espírito Santo, a “Pomba” que desceu sobre os seguidores de Jesus após sua ascensão aos céus, ao longo de dois mil anos de cristianismo. Atravessando todo o período desde a formação da Igreja primitiva no Pentecostes até alcançar as sinistras ameaças à fé cristã na forma do nazismo e do comunismo nas primeiras décadas do século 20 (lembremos que a obra foi publicada originalmente em 1939), Williams procura iluminar os atos de amor do Espírito de Deus em meio aos intermináveis debates teológicos e às sangrentas guerras religiosas que tanto confundiram e perturbaram o Corpo visível de Cristo neste mundo. Assim sendo, todos os principais nomes e eventos da história da Cristandade são levados em conta, ainda que, naturalmente, de modo a se encaixar num relato “breve”, de 288 páginas.

O livro é tido como a obra-prima de Charles Williams. O que caracteriza a publicação como um clássico da literatura cristã?

A meu ver, trata-se de um clássico por pelo menos três razões. Em primeiro lugar, pela ambição de seu projeto, que é rememorar a atuação do Espírito Santo ao longo de nada mais nada menos que dois milênios de fé cristã. Segundo, por reunir as maiores virtudes de Williams como escritor, a saber, a densidade poética, a economia vocabular e a ampla erudição. Por fim, e talvez mais importante, é uma obra fundamental por resgatar o valioso princípio da coinerência, uma expressão extraída da teologia patrística e que indica não apenas a essência comum compartilhada pelas três Pessoas da Trindade, mas também a “habitação” mútua recíproca do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É um conceito que visa nos integrar a Deus e uns aos outros, como Igreja, por meio do que Williams chama de “prática do amor”, o que tem valorosas implicações tanto para o pensamento teológico quanto para a vida cristã cotidiana.

Por que A Descida da Pomba é um texto relevante para o cristão do século 21?

É relevante porque um entendimento panorâmico do modo de ser da Igreja ao longo da história é algo transformador. Vivemos cada vez mais voltados para o presente, para as preocupações do momento, e com isso perdemos de vista o árduo e deslumbrante caminho que nos trouxe até aqui — e que, por sua vez, nos levará adiante, para o futuro. Olhando em retrospecto para o passado da Cristandade, conseguimos contextualizar melhor os desafios de nosso tempo à luz da atuação contínua do Espírito Santo. Cabe citar, nesse sentido, o que escreveu o pastor e escritor Eugene Peterson a respeito de A Descida da Pomba: “Quando comecei a ler Williams, eu era um sectário, ‘relacionado’ apenas a um pequeno grupo de pessoas que viviam e pensavam e oravam como eu. Quando terminei, eu fazia parte de uma congregação com séculos de profundidade e continentes de amplitude. Comecei com uma espiritualidade que era quase totalmente subjetiva; então, me descobri em algo maior, tanto do ponto de vista da criação quanto da encarnação.”

A publicação é um projeto inédito em língua portuguesa. Como o lançamento foi concebido? Qual o objetivo da Mundo Cristão ao apresentar essa obra aos leitores brasileiros?

A Descida da Pomba dá continuidade a um propósito especial da Mundo Cristão que é publicar obras clássicas capazes de ampliar e enriquecer a visão dos leitores em relação à fé cristã. Foi assim com autores de nosso catálogo como Agostinho, Jonathan Edwards, G. K. Chesterton, Liev Tolstói e Dietrich Bonhoeffer, entre outros. Uma vez que o público brasileiro estava até então carente dos escritos de Charles Williams, é com grande satisfação que preenchemos essa lacuna em nosso mercado editorial publicando A Descida da Pomba, essa obra impressionante e nada convencional, com a tradução esmerada de Almiro Pisetta.•

Você também vai gostar de ler!

Os clássicos da Mundo Cristão

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!