Skip to content Skip to footer

A definição de alegria

Por Kay Warren, em Escolha a alegria 

Por que relutamos tanto em acreditar que a alegria pode ser uma realidade? Consigo pensar em diversas razões possíveis. 

A primeira é que a maioria de nós não possui modelos de alegria. Não conhecemos muitas pessoas que tenham preenchido a lacuna entre sua experiência de vida e o que as Escrituras ensinam.

A maior parte das pessoas para quem olhamos está nadando, assim como nós, nas águas profundas da escassez de alegria. 

Você se considera capaz de dar nome a duas pessoas que vivem uma vida de alegria da maneira que a Bíblia descreve? Algumas de vocês vão erguer as mãos de imediato e dizer: “Com certeza! Eu conheço milhares de pessoas que são alegres!”.

Não me refiro a pessoas que apenas são naturalmente extrovertidas, sorriem e dão muitas gargalhadas.

Refiro-me a homens e mulheres que encarnam o tipo de resposta às provações citado em Tiago 1: aqueles que as consideram uma oportunidade de experimentar grande alegria.

Isso talvez mude o número de pessoas alegres que você pensa conhecer. Então, vamos em frente. Consegue pensar em cinco pessoas? E que tal dez? (Estou me sentindo como Abraão, negociando com Deus para salvar Sodoma e Gomorra!)

Falando sério, duvido que muitas de vocês possam, sinceramente, dar o nome de dez pessoas que vivam uma vida alegre.

Alguns anos atrás, tentei montar uma lista com as pessoas que encarnam o que significa viver com alegria.

Por fim, pensei em duas pessoas; uma delas havia morrido, e a outra não era eu! Sem modelos a seguir, estamos diante da tarefa assustadora de descobrir o que significa viver com alegria. 

Outra razão pela qual hesitamos em acreditar que a alegria está ao nosso alcance é que, ao examinarmos nossa vida, vemos como estamos longe de reagir considerando as lutas “motivo de grande alegria”.

Dizemos a nós mesmos: “Um dia desses vou atrás da alegria, mas não hoje. Quer dizer, se ela cair no meu colo, ótimo. Mas terminar o dia de hoje já me deixaria feliz. De verdade, ficaria emocionada só por ter uma boa noite de sono! Esse papo de alegria me dá uma canseira enorme”. 

Assim, com base no fato de que não temos um modelo de alegria e de que nossa experiência de vida não condiz com o que lemos na Bíblia, muitas de nós concluem que a alegria não vai aparecer.

Se aparecer, será uma surpresa total. Não será algo que possamos controlar. 

É por isso que nossa definição de alegria é fundamental. Se essa definição for inadequada, pode-se erroneamente presumir que alegria e felicidade são sinônimos e que ter sentimentos felizes implica que somos alegres — ou que a falta deles significa que não temos alegria.

Passamos o dia num parque de diversões, ou participamos de um evento esportivo, ou temos férias fantásticas, e concluímos que os sentimentos felizes que experimentamos equivalem à alegria; ou observamos uma mulher que parece sempre animada e otimista e achamos que ela tem alegria.

Não necessariamente. Você não pode examinar o coração dela. Não pode examinar a vida dela para saber como reage quando os momentos difíceis aparecem.

Tudo o que vê é a face que ela apresenta ao mundo, e está concluindo que aquilo é alegria. 

Mas se a alegria não é uma sensação tenra e difusa, ou um sorriso no rosto, e não é dependente das circunstâncias, o que é? 

Alguns anos atrás, li uma citação de Paul Sailhamer que disse que a alegria vem de saber que Deus está no controle de nossa vida.

Gostei bastante da frase, mas queria mais palavras sobre o assunto, a fim de expressar de forma adequada o que acredito que as Escrituras ensinam sobre como viver uma vida alegre.

Escrevi uma definição de alegria e a memorizei, de modo que, nos momentos em que me sinto trêmula, possa lembrar a mim mesma esta verdade poderosa: a alegria é a firme certeza de que Deus está no controle de todos os detalhes de minha vida, a serena confiança de que, no final, tudo vai dar certo, e a obstinada escolha de louvar a Deus em todas as coisas. Entendeu?

A alegria é uma firme convicção sobre Deus. É uma confiança tranquila em Deus. Uma opção imutável de dar meu louvor a Deus. 

Sei quão profundamente a minha vida muda conforme desenvolvo uma certeza firmada sobre Deus e sua bondade.

Minha confiança em Deus cresce à medida que creio que ele está trabalhando nos bastidores para ajustar todos os detalhes de minha vida a seu plano bom.

E minha determinação de dar meu louvor a Deus me conduz lentamente à alegria que sempre desejei. Quero que o mesmo aconteça com você!

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!