Skip to content Skip to footer

A boa comunicação pode fortalecer seu casamento!

Conheça 7 razões para investir em momentos de conversa com a pessoa amada 

Se você está passando por uma fase difícil em seu relacionamento porque todo dia há uma nova e cansativa discussão, saiba que a causa do problema pode estar justamente na falta de comunicação!

Muitas situações fáceis de resolver podem ganhar uma proporção enorme porque marido e mulher não conversam. Não é difícil que um casal outrora feliz e conectado se torne apático e distante como resultado do ritmo frenético que rouba o precioso tempo de intimidade e partilha. Algo precisa ser feito, já!

Por isso, compartilhamos com você alguns benefícios que os momentos de conversa podem trazer para sua vida a dois. Invista neles! Ao final, confira nossas dicas de livros que darão aquela força extra para que você consiga lidar com essa situação. 

Benefícios da comunicação no casamento

Fortalece o vínculo de amizade e intimidade

Conversar é um excelente meio para compartilhar a forma de ver a vida, conhecer o cônjuge na essência e entrar em seu mundo. Um bom bate-papo entre os dois faz com que se conheçam em um nível mais profundo, gerando cumplicidade. Marido e mulher podem e devem ser bons amigos, que não têm nada a esconder e que enxergam no outro alguém em quem confiar, sem medos e sem reservas.

Facilita a organização do dia a dia:

Muitas das confusões entre os casais acontecem porque falta alinhamento nas ideias. Pelo fato de serem duas pessoas diferentes, é provável que cada um esteja vendo algo à sua maneira. A boa comunicação pressupõe falar e ouvir, com atenção e calma, para evitar desentendimentos. Quando tiverem um desafio, uma meta ou qualquer tarefa, dediquem tempo para sentar e trocar ideias, dando espaço para que as opiniões de ambos sejam expostas.

Ajuda a evitar desentendimentos e a resolver conflitos

Não devemos julgar que a outra pessoa saiba o que estamos sentindo ou pensando. Muitas vezes, o cônjuge não tem noção de que algo incomoda o outro. Por isso, quando o assunto é relacionamento, meias-palavras e suposições devem ser evitadas. Quando mais clara for a troca entre os dois, melhor! Se você não gostou de algo, fale abertamente sobre isso, com serenidade e assertividade, abrindo espaço para o perdão e a compreensão. Resolva todas as possíveis mágoas pendentes e esforce-se para promover a paz.  

Colabora com a saúde emocional

Expor os sentimentos mais profundos traz alívio para a mente e para o coração. Programe momentos de qualidade para que você e seu cônjuge exponham tristezas, angústias, frustrações e temores. Naturalmente, dê oportunidade para que a pessoa amada fale sobre seus sonhos, projetos, alegrias e vitórias. Não se esqueça de ouvir com atenção e com genuíno interesse. Além de ser muito prazeroso, essas conversas proporcionarão mais conexão e empatia entre os dois.  

Aumenta o clima de união

O casal é um time que deve ganhar! E as vitórias acontecerão se marido e mulher tiverem harmonia ao enfrentarem entre os obstáculos da jornada, avançando juntos, como verdadeira equipe. Nesse sentido, a boa comunicação colabora para que ambos caminhem em unidade, visando a um propósito em comum. Fortalecidos pelos vínculos criados no dia a dia, entenderão que as brigas não são a melhor tática para alcançarem seus objetivos, mas distrações que minam a eficácia de ambos.

Revigora o romance

O namoro não deve acabar com o casamento, pelo contrário, ele deve se intensificar! É justamente nesse ponto que muitos casais erram, pois deixam as longas conversas, os passeios de mãos dadas, os programas de fim de semana e as demonstrações de carinho para trás. Quando percebem, estão envoltos em uma rotina monótona em que as contas, a louça, a arrumação da casa, os filhos e tantas outras obrigações ditam as regras e o humor dos dois. Não permita que isso aconteça. Estabeleça prioridades e horários, dê atenção a tudo, mas lembre-se de que o romantismo entre vocês dois é o que faz toda a engrenagem do lar funcionar bem. 

É um bom exemplo para a família

É extremamente benéfico que os filhos vejam que os pais são grandes amigos. Isso colabora para que entendam o valor do casamento e que a vida a dois, conforme planejada por Deus, é uma bênção. O bom testemunho do casal, inclusive, extrapola o ambiente imediato do lar e pode influenciar outros parentes positivamente. Um casal que se comunica com inteligência e amor serve de inspiração e modelo.

Então, bora colocar a boa comunicação em prática?

Esforce-se para priorizar os momentos de conversa com seu cônjuge, dê ouvidos a essa pessoa especial, faça o possível para que ambos expressem a sua forma de interpretar as circunstâncias, adicione aquela pitada especial de paciência e compreensão quando parecer que algo saiu dos trilhos. Tudo pode mudar! Torne essas ocasiões verdadeiras oportunidades para aprofundar ainda mais a conexão entre vocês e colha resultados extremamente positivos que gerarão mais alegria e paz no dia a dia.

Dicas de livros para quem deseja melhorar a comunicação no casamento:

Agora você está falando minha linguagem

As 5 linguagens do amor

Casados e ainda apaixonados

Falar e ouvir

Família indestrutível

Perdão total no casamento

Transforme seu marido até sexta

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!