Skip to content Skip to footer

6 razões para você jamais compartilhar o PDF ou o arquivo de um livro sem a devida autorização

Além de ser uma violação à lei de direitos autorais, a distribuição indevida e fraudulenta de arquivos de livros é causa de desemprego, falências e crise no mercado editorial

Seja PDF, fotocópia, áudio ou qualquer outro formato, compartilhar indevidamente o arquivo de uma publicação é infração à lei e causa de um enorme dano que afeta famílias e empresas.

Para convidá-lo a refletir sobre a questão, listamos 6 motivos para você jamais compartilhar o PDF ou o arquivo de um livro sem a devida autorização. Leia o conteúdo com cuidado, comente com seus amigos e junte-se a nós nessa corrente de respeito à cultura e à arte.

Ao compartilhar indevidamente o PDF ou o arquivo de um livro você…

# Viola a lei

Para saber mais sobre a legislação brasileira no tocante à proteção aos direitos autorais, conheça a LEI Nº 9.610/98. Leia também o artigo do blogue MC: Pirataria, plágio, cópia ilegal e veiculação não autorizada.

# Desrespeita o autor

Ao ter a obra distribuída ilegalmente, o autor deixa de receber os dividendos pela produção intelectual e a merecida valorização de seu trabalho. Algo, sem dúvidas, altamente frustrante.

# Prejudica o mercado editorial

Com a queda em vendas, editoras, livrarias e empresas prestadoras de serviços são duramente afetadas, resultando em falências e sérias crises financeiras.

# Promove o desemprego

Como reflexo direto desse mal, editores, revisores, tradutores, diagramadores, designers, vendedores, livreiros e profissionais de diversas áreas ficam sem trabalho, sem recursos e sem oportunidades. 

# Sucateia o trabalho artístico

O livro e/ou audiolivro e todo o trabalho artístico que envolve a elaboração e publicação desses produtos, como o texto, a tradução, a diagramação e a capa, não recebem o valor que merecem, sendo tratados por muitos como algo meramente descartável, o que é uma flagrante desconsideração.  

Também no blogue MC: Profissão Editor de livros

# Deixa de contribuir com a cultura

Sem recursos, as editoras não podem investir em autores, obras e inovações. Com isso, muitos talentos deixam de ser descobertos, projetos ficam inviabilizados e a cultura nacional sofre, esvaindo-se pela falta de capital.   

Vamos gerar conscientização!

Ao receber o arquivo de um livro compartilhado ilegalmente, não o aceite! Transmita essas informações ao seu interlocutor e seja uma voz em prol dos livros, dos autores, artistas e profissionais que fazem parte ou são beneficiados pelo mercado editorial. Todos nós só temos a ganhar!

Leia também:

Como é o processo de criação de capas de livros?

Profissão Ghostwriter

É a vez dos bibliotecários nos bastidores MC!

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!