Skip to content Skip to footer

5 atitudes para quem deseja vencer o desânimo

Esse quadro pode ter um fim, sim! Anote alguns conselhos e dê passos certos para mudar a situação

Sim, o desânimo parece um monstro que de repente se levanta e tenta nos abater. Aqueles que experimentam tal sentimento sabem o quão difícil é lutar, visto que sentem que suas forças estão minadas e sua perspectiva em relação ao futuro ofuscada por uma sensação de inadequação, falta de propósito e tristeza.

Para vencê-lo é preciso tomar medidas urgentes e sábias, tendo em vista a cura do quadro e um novo despertar de vida, repleto de alegria e satisfação. Se você está passando por um período assim, anote cinco dicas que podem ajudá-lo. Tenha esperança e mantenha a fé, o amanhã certamente será melhor!

Identifique o seu desânimo: O primeiro passo a dar é identificar se o desânimo é apenas um abatimento da alma por alguma circunstância ou um quadro mais sério como a depressão. Isso é de vital importância, pois em um quadro de depressão patológica é fundamental buscar ajuda médica especializada, como um psicólogo ou terapeuta. Tais profissionais são preparados para oferecer o tratamento mais adequado para as diversas situações. Caso seja apenas um abatimento corriqueiro, os passos seguintes podem ser altamente eficazes.

Alimente sua mente com conteúdo de qualidade: Evite determinados programas, leituras e entretenimentos baseados em negativismo. Talvez, seja necessário deixar aquele jornal sensacionalista de lado ou evitar conversas com quem coloca você mais para baixo. A leitura da Bíblia e de bons livros, boa música, um poema inspirador e pregações cheias de fé são ótimos recursos para nutrir o seu coração e revigorar a sua mente.

Converse com alguém: Não guarde tudo para si. Expressar-se e colocar para fora o que angustia o seu coração tem um alto valor terapêutico e aliviará a tensão do momento. Pode ser que ao final da conversa, você se sinta mais leve e encorajado para vencer os desafios. Além disso, por meio da conversa, você pode obter insights e aconselhamento oportuno, enxergando novos ângulos que não tinha notado antes. 

Movimente-se: Ficar trancado no quarto e de pijamas durante o dia inteiro não é recomendável. Esforce-se para quebrar essa rotina e fazer algo diferente. Vá à igreja, ao shopping ou marque um jantar com amigos. Um curso novo, por exemplo, pode ser um meio de fazer novos contatos e estabelecer uma nova e empolgante meta. O importante é sair da inércia e dar a oportunidade a você mesmo de experimentar algo estimulante em seu dia a dia.

Tenha fé e dedique-se à oração: Apegue-se a Deus e creia que ele pode resolver toda e qualquer situação. Passe momentos a sós com ele, lendo a Bíblia e contando-lhe as suas lutas e os seus sonhos. Ele é um Pai zeloso que ama e cuida de seus filhos e, por meio do Espírito Santo, os capacita a vencer o dia da tribulação.

Lembre-se: esse quadro de desânimo pode ter fim sim. Dê os passos certos e avance destemidamente rumo a um futuro cheio de paz e contentamento. E jamais se esqueça: Deus está com você! 

Conheça:

O fim do sofrimento

Na jornada com Cristo

Confiança inabalável

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!