Skip to content Skip to footer

4 técnicas de leitura para diferentes necessidades

Skimming, scanning, leitura de estudo e leitura crítica. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Ler é, sem dúvida, uma das atividades mais agradáveis e benéficas para o desenvolvimento humano.

Desde a mais tenra idade, lemos e muito! Seja por meio dos gibis, cartazes, manchetes dos jornais, textos escolares ou livros sobre temas diversos, a leitura faz parte do dia a dia e consiste numa das mais importantes ferramentas para a construção do conhecimento.

Embora seja muito bom, muita gente deixa de dedicar tempo à prática da leitura, mais especificamente a de livros, textos jornalísticos e didáticos, justamente por acreditarem que essa atividade requer uma vida calma e sossegada e, preferencialmente, nenhum tipo de ruído ou distração.

Por não se enquadrarem nesses “quesitos”, relegam o contato com seus livros para o futuro e ficam com a consciência pesada por não conseguirem ler o suficiente.

Mas ler não é uma atividade engessada! Existem tipos de leitura para cada necessidade ou ocasião.

Listamos abaixo, quatro técnicas interessantes para que você possa ler em diferentes contextos e demandas do dia a dia. Tome nota!

Skimming

Leitura superficial que consiste numa rápida “passada de olho” por toda a página e busca dos principais tópicos logo no primeiro contato com o texto.

Não se detém a detalhes, mas, sim, busca a compreensão do tópico geral. Ela acontece, por exemplo, quando lemos as manchetes dos jornais.

Scanning

Geralmente complementar à Skimming, é mais detalhada, atenta e aprofundada. O nível de atenção às informações e tópicos específicos pode variar de acordo com as necessidades do leitor.

Nela, por exemplo, pode-se buscar de forma rápida e objetiva as respostas para as clássicas perguntas: “Quem”, “O quê”, “Quando”, “Onde” e “Por quê”; tópicos destacados em negrito ou itálico; especificações técnicas, datas, entre outros dados.

É bastante útil quando há pouco tempo para ler uma grande quantidade de páginas.  

Leitura de estudo

Requer um maior tempo de dedicação para a interpretação e entendimento dos temas abordados. 

Anotações, resumos e releitura são táticas interessantes que podem ser aplicadas nessa modalidade. Estudantes em geral podem aplicá-la para os estudos pré-vestibulares e provas escolares.

Leitura crítica

Demanda maior proximidade do leitor e tempo para a reflexão mais elaborada acerca do conteúdo. O leitor deve “conversar” com texto, avaliar sua proposta e a coerência das ideias e argumentos. Deve também mobilizar conhecimentos prévios para elaborar conclusões.

É claro que o tema não se esgota por aqui.

Em todas as modalidades, no entanto, é necessário que o leitor esteja curioso e receptivo. Toda e qualquer atividade tem melhores resultados quanto é feita com prazer e disposição.

Independentemente da quantidade de tempo que tenha, não deixe seus livros de lado. Eles têm muita coisa que você precisa saber! Talvez, aquela informação preciosa que fará toda a diferença está, justamente, em um “abrir e fechar de páginas”!

Leia também:

Como manter a leitura em dia em meio ao turbilhão da rotina agitada?

Homenagem ao Dia Nacional do Livro

Oremos pela melhoria na qualidade da educação no Brasil

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!