Skip to content Skip to footer

10 termos que todo estudante de teologia deve saber!

Hamartiologia, Pneumatologia, Soteriologia, Teontologia… ficou curioso? Clique aqui que explicamos para você!

Você ama examinar as Escrituras e está entusiasmado para ampliar seus conhecimentos e estudar Teologia? Já começou os estudos, mas, vez ou outra, acha alguns termos um tanto complicados? Sim… entendemos a situação!

Para lhe dar uma força, preparamos uma lista com 10 termos que certamente proporcionarão um melhor entendimento de temas imprescindíveis do estudo teológico. Naturalmente, por questões de espaço, abordaremos cada tópico concisamente. Mas cremos que as definições a seguir já darão um up em seus estudos. Há mais termos? Sim, há mais! Por isso, fique de olho nas novidades de nosso blogue.

Ao final da lista, compartilhamos dicas de livros e selecionamos artigos adicionais, tudo para que você siga animado em seu objetivo de conhecer a Palavra de Deus ainda mais profundamente. Vamos tomar nota?

10 termos que todo estudante de teologia deve saber

Apologética: Ramo da teologia que se dedica à defesa da fé — ou da religião — contra heresias, falácias e ataques.

Conheça: Bíblia de estudo Perguntas e Respostas, ideal para o estudo da apologética cristã.

Eclesiologia: Disciplina da teologia cristã dedicada ao estudo da Igreja ou da “Doutrina da Igreja”. Ela abrange aspectos como história, natureza e função da Igreja e a compreensão de seu propósito divino e potencial transformador, tanto num âmbito pessoal quanto coletivo. 

Escatologia: Do grego eschatos “final”, é o ramo da teologia dedicado ao estudo das “últimas coisas” ou dos “acontecimentos finais” (aqueles que, do nosso ponto de vista, ainda são futuros). “Abrange o ensinamento bíblico a respeito do estado intermediário, as ressurreições, o arrebatamento da Igreja, a Segunda Vinda de Cristo e o milênio” (Charles C. Ryrie).

Aprofunde-se no assunto ao ler o artigo “O significado e a importância da escatologia”

Exegese: Investigação do texto bíblico em seu respectivo contexto, com o objetivo de entender o significado do texto em seus próprios termos. Ela envolve a análise histórica, literária e teológica da porção estudada e usa métodos e princípios que visam à correta interpretação e aplicação das Escrituras.

Hamartiologia: Estudo sistemático a respeito do pecado — o que é, como se dá e suas implicações.

Conheça: Precisamos falar sobre pecado, livro escrito Rivanildo Guedes

Hermenêutica: No contexto da interpretação bíblica, refere-se à correta explanação e interpretação dos textos sagrados.

Homilética: É a teoria e arte de pregar um sermão. Ela envolve técnicas para tornar a mensagem transmitida pelo orador mais fácil de ser compreendida. Envolve preparo intelectual e espiritual, tendo por objetivo a entrega de um sermão que fale à consciência das pessoas, que seja relevante, edificante e transformador.

Saiba mais em nosso artigo: “Você sabe o que é homilética?”

Pneumatologia: Disciplina essencial na Teologia Cristã, é o estudo sistematizado da pessoa, natureza e obra do Espírito Santo. Além de ser importante para o crescimento espiritual do cristão, aprofundar-se na pneumatologia ajuda o estudioso a estar atento às heresias que distorcem a correta compreensão acerca da terceira pessoa da Trindade. 

Soteriologia: É o estudo da salvação a partir da obra redentora de Jesus Cristo. Conforme afirma Charles C. Ryrie, em seu livro Teologia básica ao alcance de todos: “Soteriologia, a doutrina da salvação, é um dos temas mais importantes das Escrituras. Ela aborda a totalidade do tempo e também a eternidade passada e futura. De uma maneira ou de outra, está relacionada com todos os seres humanos, sem exceção. E possui ramificações inclusive na esfera angelical. Esse é o tema tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Trata-se de algo pessoal, nacional e cósmico. E está centrada na maior de todas as pessoas: nosso Senhor Jesus Cristo.

Você vai gostar de conhecer: O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica, livro escrito por Bernardo Cho

Teontologia: De Teo “Deus”, onto “ser” e logia “estudo”, é a disciplina teológica que se dedica à “Doutrina sobre o ser de Deus” ou ao “estudo de Deus”. Dentre diversos assuntos, analisa mais profundamente questões relacionadas à existência e ao conhecimento de Deus, à Santíssima Trindade, seus atributos, sua vontade e soberania.

Você gosta de teologia? Nós também!

A MC tem um catálogo diversificado com títulos para o estudo da teológico. A seguir, compartilhamos 3 dicas de livros para você ampliar sua biblioteca.

Examinando as Escrituras – Charles R. Swindoll

Na obra, Charles R. Swindoll, chanceler do Seminário Teológico de Dallas, apresenta um método consistente e confiável para o estudo e a interpretação das verdades bíblicas, oferecendo insights que ajudarão o leitor a entender a abrangência, a importância e a beleza da mensagem de Deus. Repleto de conteúdo curioso e altamente inspirador, o livro traz um verdadeiro banquete para quem quer fortalecer a fé e compartilhá-la com alegria e confiança. 

Como pregar e ensinar com base no Antigo Testamento – Christopher J. H. Wright

Na obra, Christopher J. H. Wright esclarece princípios para a boa interpretação das Escrituras. Com exemplos práticos e com uma abordagem curiosa e fácil de entender, Wright ajuda o leitor a conhecer mais detalhadamente a Lei, os profetas, os salmos e a literatura de sabedoria, para que, a partir do entendimento dos diferentes estilos literários que formam o texto sagrado, possa pregar e ensinar de forma correta e responsável.

Teologia básica ao alcance de todos – Charles C. Ryrie

Na obra, Charles C. Ryrie torna acessível aos leitores as mais complexas e importantes questões da teologia sistemática sem banalizá-la. O texto simples e preciso, a diagramação moderna e envolvente, o uso de quadros e diagramas e os diversos índices para consulta fazem de Teologia básica um guia indispensável para aqueles que desejam usufruir os conhecimentos de um dos maiores teólogos do nosso tempo. Na obra, o Dr. Ryrie visita temas importantes como: Deus – O Homem – A Bíblia – Os Anjos – O Diabo – Demônios – O Pecado – Jesus Cristo – A Salvação – O Espírito Santo – A Igreja – O Porvir.

Por sua clareza e precisão, Teologia básica alcança não somente estudantes de Teologia, mas também professores de religião, líderes e todo aquele que valoriza o saber teológico.

Para conhecer outros títulos de nosso catálogo, clique em um dos links temáticos a seguir:

Teologia

Igreja

Cristianismo e Sociedade

Veja também os artigos relacionados em nosso blogue:

Profissão teólogo: Entrevista com Ziel Machado

Teologia histórica, bíblica e sistemática

6 dicas para ajudá-lo a entender a Palavra de Deus

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!